Pesquisador da UFC participa da criação de dicionário on-line sobre redes sociais

Imagem: Página inicial do Vocabulário Panlatino das Redes SociaisUm dicionário on-line com 114 termos relacionados às diferentes redes sociais, especialmente ao Facebook e ao Twitter, em seis línguas. Esse é o Vocabulari Panllatí de les Xarxes Socials (Vocabulário Panlatino das Redes Sociais). O Prof. Márcio Sales Santiago, do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC, participou da elaboração do dicionário.

"A obra é inédita, uma vez que não há dicionários sistematizados de forma científica sobre o tema das redes sociais", destaca Márcio, que também é pós-doutorando pela UFC e pesquisador com bolsa de Desenvolvimento Científico Regional (DCR) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

O dicionário foi disponibilizado recentemente pelo Centro de Terminologia da Catalunha (TERMCAT), na Espanha. A elaboração da obra envolveu equipes de linguistas, terminólogos e tradutores do Brasil, Canadá, Espanha, Itália, México e Portugal. Além disso, contou com a participação de pesquisadores de 11 universidades e um centro de pesquisa.

Cada um dos 114 termos apresenta as denominações equivalentes em seis línguas românicas: catalão, espanhol (com variantes da Espanha e do México), francês, galego, italiano e português (com variantes do Brasil e de Portugal), com indicador de categoria gramatical e também em inglês. O vocabulário pode ser consultado no site da TERMCAT. Com informações da Funcap.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC – fone: 85 3366 7627