Em parceria com instituição espanhola, UFC sediará evento internacional de matemática

Imagem: Comitiva do Centro de Ciências foi recebida no Gabinete do Reitor (Foto: Jr. Panela)O Reitor Jesualdo Farias e o Vice-Reitor Henry Campos receberam na manhã de quinta-feira (31) comitiva do Departamento de Matemática da UFC responsável pela organização do I Encontro Conjunto entre a Sociedade Brasileira de Matemática, a Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional e a Real Sociedade Matemática Espanhola.

Previsto para ocorrer em dezembro de 2015, no centro de eventos/espaço de convivência que está em construção no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, o Encontro deve contar com sessões temáticas nas diversas áreas da Matemática Pura e Aplicada.

O evento será organizado por igual número de integrantes brasileiros e espanhóis. Participarão como conferencistas pesquisadores de outros países, dando preferência aos que possuem relações científicas com o Brasil.

Ressaltando a importância da realização de eventos internacionais na UFC – no momento em que a Universidade comemora seu sexagenário de criação e instalação e a pós-graduação em Matemática, seu cinquentenário –, o Reitor Jesualdo Farias destacou que tais eventos "contribuem ainda mais para o nosso processo de internacionalização".

Para o Prof. Jorge Lira, do Departamento de Matemática, a realização na UFC possibilitará novas parcerias e convênios com instituições internacionais. Destacando que a pós-graduação em Matemática da UFC "vivencia um ótimo momento" no cenário nacional, sendo a única avaliada com nota 6 pela Capes dentre os centros de pesquisa do Norte-Nordeste e Sul do País, Lira pontuou que a UFC tem papel importante nas pesquisas do Brasil. Leia mais sobre o assunto na edição de dezembro de 2013 do Jornal da UFC.

Além do Reitor e do Vice, participaram da reunião no Gabinete do Reitor a Diretora do Centro de Ciências, Profª Simone Borges, e os professores do Departamento de Matemática Jorge Lira e Diego Moreira, respectivamente presidente do comitê científico e presidente do comitê organizador do Encontro.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332