Aluno da UFC é medalha de prata na maior competição internacional de Matemática

Imagem: Davi Lopes tem histórico de medalhas em competições de Matemática (Foto: Igor Graziano)Davi Lopes Alves de Medeiros, aluno do oitavo semestre do curso de bacharelado em Matemática da UFC, foi medalha de prata na 21ª Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários 2014 (IMC, em inglês), que terminou nesta segunda-feira (4) na cidade de Blagoevgrad, na Bulgária.

O evento, organizado pela Faculdade Universitária de Londres em parceria com a Universidade Americana na Bulgária, é a maior competição para estudantes universitários e recebe graduandos em Matemática e ciências afins de todo o mundo. Davi Medeiros já havia ganhado medalha de ouro no IMC, em 2012.

Além da UFC, a delegação brasileira foi formada por representantes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A delegação foi acompanhada pelos professores Fábio Dias Moreira, do Rio de Janeiro, e Frederico Vale Girão, do Departamento de Matemática da UFC.

HISTÓRICO – As equipes olímpicas de matemática universitária já deram muitas conquistas para o Brasil desde 2003, ano em que o país participou pela primeira vez, acumulando desde então um total de 113 medalhas, sendo uma de ouro especial (grand first prize), 17 de ouro (first prize), 42 de prata (second prize) e 53 de bronze (third prize).

Ao longo desse período, a UFC já acumula sete medalhas na IMC: 2 de ouro (Yuri Gomes de Lima, em 2004, e Davi Lopes Alves de Medeiros, em 2012); duas de prata (Edson Augusto Bezerra Lopes e Ramon Moreira Nunes, ambos em 2009) e três de bronze (Yuri Gomes de Lima, em 2005; Rafael Sampaio de Rezende, em 2009; e Adenilson Moura Júnior, em 2010). Com informações da Agência Brasil.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331