Reitoria da UFC sedia Meditação da Lua Cheia no próximo domingo (10)

Imagem: Próxima edição da meditação da lua cheia será dia 10 (Foto: Rafael Cavalcante)No próximo domingo (10), a partir das 20h, acontece a edição de agosto da Meditação da Lua Cheia, no jardim interno da Reitoria da UFC. O evento, gratuito e aberto ao público em geral, ocorre numa parceria entre o Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) e a organização internacional Arte de Viver.

A prática é conduzida pela Profª Lúcia Rejane Barontini, vice-diretora do Iefes e coordenadora regional da Arte de Viver. Ela fez doutorado em Educação pela UFC e tem formação em terapias corporais alternativas e ioga no Brasil, na Itália e na Índia.

Como ação pacifista da Arte de Viver, a Meditação da Lua Cheia ocorre simultaneamente em 15 cidades brasileiras. Em Fortaleza, o evento em parceria com o Iefes tem atraído professores, estudantes e técnico-administrativos da UFC, além de muitas pessoas da comunidade externa. Com o crescente interesse demonstrado nas edições do evento realizado na Reitoria desde junho, a professora comenta: "As pessoas estão gostando e Fortaleza está em sintonia com essa onda de buscar uma forma de vivenciar a paz. E a paz começa em cada um de nós, para se expandir para os outros".

Para participar não é preciso experiência. A meditação é guiada, o que facilita a vivência para os iniciantes. Quem desejar pode levar seu próprio tapete ou colchonete (como os utilizados para ioga), ou mesmo uma manta. Usar roupas leves e confortáveis é outra recomendação.

Sobre meditar em noite de lua cheia, ela explica que, como é sabido, a lua exerce efeito nas marés e em toda a água do planeta. Como o corpo humano é composto por cerca de 70% de água, também recebe influência desse astro. Lembra ainda que desde a antiguidade diversos povos buscam se harmonizar com as forças da natureza. Essa harmonização individual é potencializada quando a meditação é feita em grupo. "Também é benéfico não só para os praticantes, mas para todo o ambiente ao redor", afirma.

SAIBA MAIS – Criada na Índia, em 1981, pelo líder humanitário, mestre espiritual e embaixador da paz Sri Sri Ravi Shankar, a Organização Internacional The Art of Living (Arte de Viver) atua em 152 países, promovendo ações humanitárias e educacionais voltadas para o controle do estresse e serviços sociais. Em Fortaleza, os integrantes da Arte de Viver atuam no Instituto Roda da Vida (Rua Carlos Vasconcelos, 919 – Aldeota). Periodicamente são realizados cursos.

Fonte: Profª Lúcia Rejane Barontini, vice-diretora do Iefes e coordenadora regional da Arte de Viver – fone: 85 3366 9533