Portal Saúde Baseada em Evidências está disponível para estudantes das áreas de saúde da UFC

Imagem: Alunos da UFC agora têm acesso ao portal Saúde Baseada em EvidênciasA UFC firmou acordo de cooperação técnica com o Ministério da Saúde para oferecer aos acadêmicos das áreas de saúde uma importante fonte de informação científica. Alunos de graduação dos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia e Psicologia agora podem ter acesso ao portal Saúde Baseada em Evidências, do Governo Federal.

A ferramenta, que dispõe de várias bases de dados para consulta, foi lançada em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Segundo o Ministério, o objetivo do portal é ser um suporte de "educação permanente para os profissionais da área de saúde, ao fornecer acesso rápido a informações, advindas de estudos científicos, que apoiem a prática clínica, como também a tomada de decisão para a gestão em saúde e a qualificação do cuidado, auxiliando assim os profissionais da saúde".

Inicialmente, os conteúdos estavam disponíveis apenas para os profissionais de saúde vinculados ao respectivo conselho profissional. Porém, com o objetivo de estimular os discentes a conhecer as ferramentas que podem auxiliar em seu trabalho no dia a dia após a formação, o Ministério da Saúde expandiu o acesso ao portal para os alunos de graduação das instituições federais do País.

O cadastro de acadêmicos no portal será de responsabilidade da Biblioteca Universitária da UFC. Em cada biblioteca que atende aos cursos participantes, haverá um bibliotecário responsável pelo cadastramento e pela orientação aos alunos. Agendamentos de apresentações sobre a utilização das principais bases de dados inseridas no Portal Saúde Baseada em Evidências podem ser realizadas na Biblioteca de Ciências da Saúde, Biblioteca de Ciências e Tecnologia, Biblioteca de Ciências Humanas e Biblioteca de Medicina (Sobral). Mais informações pelo telefone 85 3366 9514.

Fonte: Ana Cristina Ursulino, da Biblioteca de Ciências e Tecnologia – fone: 85 3366 9514