Primeiras teses em História Social da UFC serão defendidas segunda-feira (11)

Imagem: Retirantes concentrados na Praça da Estação, em Fortaleza, no fim do século XIX (Crédito da foto: Livro "Os descaminhos de ferro no Brasil" / www.fortalezaemfotos.com.br)Na próxima segunda-feira (11), a partir das 14h, acontecem as duas primeiras defesas de teses do Programa de Pós-Graduação em História Social da UFC. Os doutorandos Tyrone Apollo Pontes Cândido e Paula Virgínia Pinheiro Batista apresentam o resultado das seguintes pesquisas, respectivamente: "Proletários das Secas: arranjos e desarranjos nas fronteiras do trabalho (1877-1919)" e "Arquivo de Si e do Ceará: a coleção e a escrita de Guilherme Studart (1892-1938)". As defesas têm entrada livre.

No auditório do Departamento de História (Av. da Universidade, 2762 – Campus do Benfica), Tyrone falará sobre o recrutamento de milhares de retirantes (homens, mulheres e crianças) para o trabalho em obras de construção (ferrovias, estradas de rodagem, açudes, prédios urbanos, calçamentos etc.), acionadas como medida de controle social e condição para que os grupos de flagelados tivessem acesso aos socorros do governo, durante as secas do século XIX. A pesquisa buscou mostrar como esses retirantes, ao lidar com diferentes dimensões de experiências que preenchiam o dia a dia de migrações e trabalho em anos de seca, foram agentes de sua própria formação enquanto uma modalidade específica de trabalhadores, tornando-se, com isso, proletários das secas.

O trabalho foi orientado pelo Prof. Frederico de Castro Neves. Compõem a banca examinadora o Prof. Sidney Chalhoub, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); o Prof. William James Melo, da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, e os professores Adelaide Maria Gonçalves Pereira e Eurípedes Antônio Funes, da UFC.

Imagem: Guilherme StudartJá na sala de audiovisual do Programa de Pós-Graduação em História Social – no mesmo endereço –, Paula Batista apresentará seu trabalho sobre Guilherme Studart, que construiu sua representação como intelectual e erudito devido à formação da chamada Coleção Studart. "Dessa forma, sua trajetória está atrelada à constituição do seu acervo", explica o resumo da tese. O trabalho buscou analisar o arquivo privado de Studart, refletindo sobre os modos de aquisição da coleção e sobre a constituição da memória do proprietário da coleção sobre si mesmo.

Outro objetivo da pesquisa foi investigar aspectos concernentes à produção, circulação e recepção de autores e livros na cidade de Fortaleza a partir de instituições de saber e do intercâmbio epistolar promovido por Guilherme Studart nessas associações. Esses aspectos puderam ser percebidos, por exemplo, nas correspondências trocadas entre Studart e diversos intelectuais que comentam sobre as dificuldades de escrita, publicação e circulação de suas obras.

A pesquisa foi orientada pelo Prof. Francisco Régis Lopes Ramos. Participam da banca examinadora os professores Paulo Knauss e Giselle Venâncio, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e os professores Antônio Luiz Macedo e Silva Filho e Meize Regina de Lucena Lucas, da UFC.

Fonte: Prof. Frederico de Castro Neves, do Programa de Pós-Graduação em História Social da UFC – fone: 85 3366 7741