Reitor se reúne com secretário estadual do Esporte e trata dos desafios da gestão esportiva

Imagem: O Reitor da UFC reuniu-se com o secretário Gilvan Paiva e o Prof. Adriano Loureiro, em seu gabinete (Foto: Ribamar Neto)O Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, recebeu em seu gabinete, na tarde desta quarta-feira (6), o secretário estadual do Esporte, Gilvan Paiva, para debater os desafios da gestão esportiva no Estado. O Reitor afirmou que o tema é bastante oportuno e que a Instituição está inserida nessa discussão, a fim de encontrar soluções criativas para as políticas de desporto e gestão dos equipamentos esportivos.

Na avaliação do Prof. Jesualdo Farias, é necessário rediscutir o atual modelo de financiamento do esporte, o que passa por alterações na legislação. "Estamos defendendo a criação de uma lei de apoio ao esporte, que, através de recursos do Governo do Estado, possa apoiar atletas jovens e pobres. E, ao mesmo tempo, apoiar atividades esportivas em nível de competição", pontuou o Reitor. Segundo ele, a UFC está no centro desse debate, já que a Universidade "abraçou a missão de formar profissionais para o desporto", sobretudo através do programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

O secretário Gilvan Paiva destacou a "visão estratégica" da UFC para o esporte e adiantou que a reunião é parte de uma grande articulação para um evento internacional organizado pelo Governo do Estado, a ocorrer no mês de novembro. Segundo ele, o momento de expansão nacional do esporte exige um profundo debate sobre as mudanças necessárias a essa área. "Vamos reunir várias instituições e discutir essa nova realidade de gestão das unidades esportivas", afirmou o secretário, acrescentando que a política de financiamento também será tratada no encontro.

O Reitor confirmou presença na abertura do evento, que deve ocorrer nos dias 13, 14 e 15 de novembro. "A Universidade vai estar lá, levando suas contribuições. Esperamos que, ao final deste evento, tenhamos um arcabouço de encaminhamentos objetivos para resolver problemas de financiamento e gestão dos equipamentos esportivos", afirmou.

O Prof. Adriano Loureiro, coordenador dos cursos de especialização em Treinamento Esportivo e Fisiologia do Exercício Físico da Universidade Estadual do Ceará (Uece), também participou do encontro.

Fonte: Gabinete do Reitor – fone: 85 3366 7307