Professora do Departamento de Matemática vence Prêmio Para Mulheres na Ciência 2014

Imagem: Profª Ana Shirley Ferreira da SilvaA Profª Ana Shirley Ferreira da Silva, do Departamento de Matemática da UFC, teve seu projeto de pesquisa contemplado com o Prêmio Para Mulheres na Ciência 2014, promovido pela empresa L’Oréal Brasil em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A cada ano, desde 2006, a iniciativa avalia e premia jovens doutoras que desenvolvem trabalhos científicos em instituições brasileiras de pesquisa nas áreas de Ciências Físicas; Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde; Ciências Químicas e Ciências Matemáticas. O resultado foi divulgado na última terça-feira (5).

Shirley foi premiada com a pesquisa intitulada "A Conjectura de Erdos-Faber-Lovász e a coloração de grafos com cintura alta". A professora diz que é difícil explicar o estudo para o público leigo, mas resume que se trata de um problema de combinatória matemática, em um campo que tem grande aplicabilidade em questões práticas do dia a dia das pessoas.

Além da Profª Shirley, outras seis pesquisadoras, de diferentes universidades do País, foram escolhidas por um júri composto por membros das três entidades responsáveis pela premiação. As bolsas, no valor de U$ 20 mil, são destinadas a jovens mulheres cientistas que se destaquem pela excelência em sua área de atuação. A lista completa das mulheres premiadas está disponível no site da ABC.

"Fiquei muito satisfeita com o prêmio, porque vai ajudar muito no desenvolvimento da minha pesquisa", diz a professora, acrescentando que agora terá melhores condições de dar continuidade ao projeto e apresentá-lo em congressos e outros eventos.

Além disso, ela ressalta a importância da conquista para a UFC e para os estudos em Matemática. "Isso dá mais visibilidade, em um momento importante para a Matemática, e mostra que aqui tem mulheres fazendo pesquisa de qualidade".

Fonte: Departamento de Matemática – fone: 85 3366 9322