Prof. Alcides Germano receberá título de Professor Emérito da UFC

O Prof. Francisco Alcides Germano receberá o título de Professor Emérito da UFC, em solenidade a ser presidida pelo Reitor Jesualdo Farias, às 19h do dia 21 de agosto, no auditório da Reitoria. Professor Emérito é o título honorífico atribuído ao docente aposentado da Universidade que tenha se distinguido com ações relevantes e dedicação integral ao ensino, pesquisa ou extensão ao longo de sua carreira.

Francisco Alcides Germano nasceu em Juazeiro do Norte, filho de Maria Germano e de Manoel Francisco Germano. É graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA (1956-1960) e tem os títulos de mestre e doutor pela Universidade de Illinois (EUA) com a tese Electro-absorption effects near the band eges of Germanium, sob a orientação do Prof. Dr. Paul Handler. Cumpriu estágio de pós-doutorado em Oxford, como bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ingressou na UFC por meio de concurso público, em 1961, como professor assistente do Departamento de Física e na Instituição exerceu as funções de coordenador do Curso de Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais (2003-2004), chefe do Departamento de Física (1973-1974; 1983-1987) e coordenador do Curso de Pós-Graduação em Física (1979-1980). Foi designado secretário executivo da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura para o período de 1995 a 2003.

Na vida docente, ministrou disciplinas de Física Geral, Física Estatística, Mecânica, Mecânica Quântica, Eletromagnetismo, Física Moderna, Física do Estado Sólido, Funções Especiais e Termodinâmica. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, tendo atuado principalmente nos seguintes temas: eletroabsorção, efeito Franz-Keldysh e ótica de semicondutores.

Fonte: Cerimonial da UFC – fones: 85 3366 7313 e 3366 7314