CRUTAC passa por reformulação para ampliar contato com o Interior

Imagem: Pró-Reitora de Extensão, Profª Marcia Machado (à esquerda) e os coordenadores do CRUTAC se reuniram na última semana com gestores municipais (Foto: Jr. Panela)Um dos mais antigos programas de extensão na UFC, o Programa Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária (CRUTAC) está passando por reestruturação. O programa, que é nacional e surgiu em 1972, destina-se a estudantes dos últimos semestres dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem e Fisioterapia. Esses alunos passam, obrigatoriamente, um mês em municípios do Interior do Estado, atuando na área de saúde pública, principalmente na atenção primária.

A coordenação do programa quer ampliar sua atuação, aprimorando a supervisão do estágio e estreitando laços com os municípios, dentro do processo de interiorização da UFC. "Uma das questões que mais têm preocupado essa administração: colocar a Universidade o máximo possível em contato com os municípios do Interior", explica a Pró-Reitora de Extensão, Profª Márcia Machado.

A nova proposta do CRUTAC passa, por exemplo, pela inclusão de mais municípios no programa, pelo desenvolvimento de projetos em parceira com a UFC na área de educação em saúde, coleta e análise de indicadores e investigação epidemiológica, bem como pela oferta de cursos e capacitação aos profissionais de saúde dos municípios. "Vamos também fazer uma lista de projetos que temos expertise acumulada, e os municípios poderão sinalizar as áreas em que têm interesse", diz a Pró-Reitora.

Além disso, a supervisão do projeto será reforçada, com um acompanhamento mais próximo do estudante. A UFC também está se colocando à disposição dos municípios para realizar acompanhamento e retorno dos dados de saúde locais coletados nas salas de situação, criar uma mala direta com divulgação permanente de editais de temas que sejam de interesse desses municípios e disponibilizar professores que possam desenvolver projetos mesmo em áreas que não a da saúde. Nesse sentido, a administração local poderia indicar problemas que tem enfrentado para que alguns projetos possam vir a ser desenvolvidos conjuntamente.

Por outro lado, os coordenadores do programa querem repactuar a contrapartida ofertada pelos municípios – eles são responsáveis por garantir alimentação e hospedagem dos estagiários, bem como por assegurar que cada estagiário seja acompanhado por um profissional de saúde.

REAÇÃO POSITIVA – As propostas foram muito bem recebidas por um grupo de gestores de saúde de três municípios de pequeno porte (Barroquinha, Parambu e Cruz) com quem a Pró-Reitora e os coordenadores do CRUTAC se reuniram na última semana. O encontro nasceu justamente para que a coordenação do programa pudesse conhecer as demandas dos gestores locais.

"Temos hoje duas saúdes públicas no Brasil – a que se discute na academia e a da realidade dos municípios. Toda proposta que se proponha a fazer esse diálogo é fantástica e será muito bem recebida", disse o Secretário da Saúde do Município de Cruz, Reginaldo Alves. O gestor já anunciou a intenção de participar do programa.

Para participar do CRUTAC, os municípios precisam firmar convênio com a UFC e se dispor a custear hospedagem, alimentação e transporte dentro do município para os profissionais de saúde. Além disso, devem garantir que cada estudante tenha como preceptor um profissional da mesma área de atuação. A ideia do CRUTAC é priorizar a atenção básica, mas os coordenadores do programa também estimulam no aluno a experiência da gestão.

O convênio tem prazo de duração de um ano, podendo ser renovado. A tramitação demora cerca de um mês. Mensalmente, a Universidade disponibiliza a lista de alunos que podem participar do estágio, e os municípios informam de quantos podem fazer o acompanhamento.

Em média, a cada semestre, de 35 a 37 alunos dos quatro cursos participam do programa em 15 municípios atualmente conveniados. No começo deste ano, no início do processo de reformulação do CRUTAC, a UFC já havia criado uma bolsa no valor de R$ 400,00 para apoiar os estudantes inscritos no programa.

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão – fone: 85 3366 7452