Palestra busca disseminar Curso de Esperanto entre a comunidade universitária

Imagem: Alfabeto de EsperantoOs professores Adelson Sobrinho, coordenador do Curso de Esperanto das Casas de Cultura Estrangeira, e José Leite Júnior, do Departamento de Literatura da UFC, ministram nesta quinta-feira (21) palestra que busca disseminar informações sobre o Curso de Esperanto entre a comunidade acadêmica.

O evento ocorre em dois horários: às 10h e às 18h, no Auditório José Albano, na área 1 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2683, Benfica). Também nesta quinta-feira (21), haverá inscrição para um curso básico do idioma.

O esperanto – apelidado de "língua da paz" – teve seu curso na UFC criado em 1965, por iniciativa do fundador e primeiro Reitor da Universidade, Prof. Antônio Martins Filho (1904-2002). Os organizadores do evento, porém, avaliam que o curso ainda precisa ser mais conhecido pela comunidade acadêmica.

Por isso, a palestra elenca ao menos cinco pontos de destaque do Curso de Esperanto, entre eles o intercâmbio com mais de mil endereços mantidos por um serviço da Juventude Esperantista, a concessão de bolsas de estudo, a possibilidade de pós-graduação em cursos de Interlinguística na Europa, dentre outros benefícios. A palestra é gratuita e aberta ao público.

O idioma esperanto foi criado em 1887 pelo médico polonês Lazaro Zamenhof. Baseado no latim, possui gramática simples e 16 regras fundamentais. Seu objetivo era agregar a comunidade internacional através de uma língua universal, com base em princípios como a cultura de paz. O Curso de Esperanto da UFC é ofertado nas modalidades presencial e a distância.

"O esperanto congrega uma comunidade espalhada pelo mundo todo, conectando gente que gosta de viajar com economia, participa de congressos sobre os mais diversos temas e mantém vínculos de amizade com o uso da Internet", explica o Prof. José Leite Júnior.

Na ocasião, haverá depoimentos sobre o recente 70º Congresso Internacional da Juventude Esperantista, que ocorreu em Fortaleza, e sobre uma viagem de alunos da UFC à Europa com uso exclusivo do idioma esperanto. Mais informações através do telefone 85 3366 7617 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

CURSO INICIAL – Também nesta quinta-feira (21), estudantes de graduação ou graduados de qualquer área interessados em aprender esperanto podem fazer inscrição para um curso inicial do idioma. Pessoas de fora da UFC também podem se inscrever, contanto que sejam graduadas.

As inscrições devem ser feitas na Coordenadoria Geral das Casas de Cultura Estrangeira (Av. da Universidade, 2683, Benfica), em um dos horários disponíveis: das 11h às 16h e das 18h às 20h. O curso tem 60 horas-aula e pode ser utilizado como crédito de atividade complementar.

Fonte: Prof. José Leite Júnior, do Departamento de Literatura e do Curso de Esperanto da UFC – fone: 85 3366 7617 / Coordenadoria Geral das Casas de Cultura Estrangeira – fone: 85 3366 7606