Serviço on-line facilita monitoramento do consumo da Internet na UFC

Imagem: Sala da RNP-CE, no Campus do Pici (Foto: Divulgação)A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), responsável por fornecer Internet para todas as universidades e institutos federais do Brasil, inaugurou, por meio de sua coordenação local, um serviço que irá ajudar os usuários a acompanharem o consumo de Internet na UFC e a identificarem possíveis gargalos. Trata-se do serviço de gerência e monitoramento da fibra ótica da GigaFor (utilizada para conectar as várias unidades acadêmicas da Universidade em Fortaleza).

O serviço está disponível no site do Ponto de Presença da RNP no Ceará. Ao acessá-lo, o usuário consegue identificar todo o conjunto de links de Internet espalhados por instituições de ensino e pesquisa da Capital. Assim, é possível monitorar o nível de consumo – o máximo ofertado pela RNP à UFC é de um gigabyte (1Gbs) por segundo –, observar pontos de lentidão e identificar links defeituosos, dentre outras informações. Outros serviços de gerência e monitoramento estão disponíveis na página principal da RNP-CE.

Na UFC, toda a Internet é enviada da RNP ao Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, especificamente à Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) – que colaborou para a criação do sistema de gerência e monitoramento. Do Pici, a rede segue para as demais unidades acadêmicas e setores da Universidade.

A coordenação da RNP no Ceará também informa que já foram entregues os links de 100 megabytes por segundo (100Mbps) às seguintes unidades acadêmicas do Interior do Estado: Campus de Sobral (Mucambinho e Derby), Campus de Quixadá e campi da Universidade Federal do Cariri (UFCA) em Barbalha, Crato e Juazeiro. Isso significa Internet rápida, de baixo custo e de qualidade para os usuários do Interior. A previsão é de que, em 2015, o serviço seja estendido aos campi da UFC em Russas e Crateús, e aos futuros campi da UFCA em Brejo Santo e Icó.

Fonte: Marcos Frota, coordenador técnico da RNP-CE – fone: 85 3366 9459