UFC solicitará instalação de estações de compartilhamento de bicicletas no Campus do Pici

Imagem: Reitor recebeu o grupo de estudantes em seu Gabinete, na Reitoria (Foto: Ribamar Neto)Um grupo de estudantes, formado por representantes de Centros Acadêmicos e do Grupo Interação, foi recebido em audiência pelo Reitor Jesualdo Farias, na tarde desta segunda-feira (25), quando solicitou o empenho da UFC para que seja implantado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra o sistema de compartilhamento simultâneo de bicicletas, programa que faz parte do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (PAITT), da Prefeitura de Fortaleza. Os estudantes querem a instalação de três estações.

O Prof. Jesualdo Farias acatou a proposta do grupo e, de imediato, delegou ao Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Prof. Ciro Nogueira, presente ao encontro, que encaminhasse ofício ao responsável pelo PAITT na Prefeitura, apresentando a proposta. O Reitor informou que já está prevista uma estação de bicicletas na Av. Humberto Monte, bem próximo à entrada no campus, mas que fará gestões – acatando a solicitação do grupo – para que sejam instalados os bicicletários na área do campus.

Veja mais fotos do encontro no Flickr da UFC

A aluna Sarah Hannahe, do Curso de Engenharia de Pesca e integrante do Grupo Interação, observou que as estações dentro do campus serão uma alternativa para os que estudam e trabalham no Pici, "principalmente na hora do pico, quando os ônibus não estão atendendo à demanda". Eduardo Brasileiro, também aluno da Engenharia de Pesca, ressaltou que na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) o sistema já funciona com sucesso.

Do Plano de Urbanização do Campus do Pici, que começará a ser executado em 2015, constam ciclovias, adiantou o Reitor, destacando que, além dessas três estações solicitadas, a UFC instalará suas próprias estações. Disse ainda, na ocasião, que somente em programas de acessibilidade, notadamente para atender cadeirantes, estão sendo investidos quase R$ 7 milhões.

PEDIDOS – Aproveitando o encontro com o Reitor, os estudantes fizeram reivindicações variadas, dentre as quais o apoio da Instituição à Mediaweek, evento do Curso de Sistema de Mídias Digitais que acontece de 3 a 7 de novembro deste ano; ao Festival de Tecnologia, em 2015, e pendências do Centro Acadêmico do Curso de Engenharia de Produção. Participaram do encontro Sarah Hannahe, Bárbara Estevão, Juliano Holanda, Eduardo Brasileiro, Francisco Jr., Felipe Mesquita e Iago Cavalcante.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332