Liga Experimental de Comunicação realiza debate sobre publicidade infantil nesta quarta-feira (27)

Imagem: Montagem de Mônica Pio sobre consumo infantil para a Revista Universidade Pública nº 70A Liga Experimental de Comunicação, programa de extensão dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UFC, realiza nesta quarta-feira (27), às 18h, mesa de debate para discutir resolução publicada pelo Conselho Nacional dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente (Conanda). O documento trata da publicidade voltada ao público infantil, considerando esta prática abusiva. O evento ocorre no Auditório Rachel de Queiroz, na área 2 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2762 – Benfica).

Estarão presentes publicitários, professores da Universidade que pesquisam o tema e um representante do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Quem comparecer ao evento, aberto ao público, receberá certificado de participação de duas horas-aula.

Os integrantes da mesa de debates são: Prof. Carlos Bittencourt, coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza (Unifor) e sócio-diretor da Agência de Publicidade Ipsilon; Profª Inês Vitorino, coordenadora do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM – Núcleo UFC) e do Projeto de Extensão TVez: Educação para o uso crítico da mídia; e Mônica Sillan de Oliveira, conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-CE) e representante, no Ceará, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

SOBRE A LIGA – O evento é organizado por estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda que integram a Liga Experimental de Comunicação, agência de comunicação criada em 2007 com o objetivo de ser um espaço para os alunos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo produtos práticos em benefício da sociedade, de modo que cumprissem o pilar da extensão universitária. A Liga atua em parceria com Organizações Não Governamentais (ONGs), movimentos sociais e outros projetos da faculdade, desenvolvendo a autonomia dos parceiros.

RESOLUÇÃO DO CONANDA – Publicada no Diário Oficial da União em 4 de abril deste ano, a Resolução nº 163/14 considera abusiva a publicidade mercadológica voltada a crianças (pessoa de até 12 anos de idade, conforme Art. 2º do Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA) com a intenção de persuadi-las para o consumo de qualquer produto ou serviço.

Fontes: Ana Maria Rodrigues e David Medina, integrantes da Liga Experimental de Comunicação – fones: 85 8762 1000 e 85 9915 2790, respectivamente