UFC recebe doação de supercomputadores de universidade belga

Imagem: Reitor Jesualdo Farias (terceiro a partir da esquerda) e professores na solenidade de entrega dos novos processadores (Foto: Jr. Panela)Um cluster de computadores de alta performance com 360 processadores, de custo estimado em R$ 4,2 milhões (cerca de 1,4 milhão de euros), foi oficialmente doado nesta terça-feira (26) pela Universidade de Antuérpia (Bélgica) ao Programa de Pós-Graduação em Física da UFC. Os "supercomputadores" vão mais que duplicar a capacidade de processamento em simulações computacionais e, assim, ampliar e acelerar estudos na área de Física em curso na UFC.

"Isso sem contar que deverá aumentar o nível de detalhamento das pesquisas e melhorar a formação de recursos humanos", acrescentou o Prof. Wandemberg Paiva Ferreira, do Departamento de Física. Estão ainda em andamento estudos para viabilizar o acesso ao cluster por pesquisadores de toda a Universidade, nos moldes de funcionamento da Central Analítica.

Veja mais fotos da solenidade de entrega no Flickr da UFC

A solenidade de entrega dos novos processadores, na manhã desta terça-feira (26), contou com a presença do Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Gil de Aquino, de gestores do Centro de Ciências e do Prof. François Peeters, da Universidade da Antuérpia, que atualmente atua como pesquisador visitante especial da UFC. A parceria entre as duas instituições existe há 20 anos, ao longo dos quais mais de 50 trabalhos conjuntos já foram publicados.

"Fazer acordos internacionais é fácil. Difícil é fazer as coisas acontecerem. E este momento é a prova de que o processo de internacionalização da Universidade se faz com a interação e com a presença física dos pesquisadores", afirmou o Reitor durante o evento.

O Prof. Jesualdo Farias agradeceu à instituição belga e ao empenho coletivo do Centro de Ciências, do Departamento de Física e da Superintendência de Infraestrutura da UFC, que preparou as condições para receber o cluster. A sala dos equipamentos, localizada no bloco 922 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, possui sistema de refrigeração especial e terá manutenção especializada. "Uma instalação como esta servirá como padrão. Somada à Central Analítica (laboratório com status de órgão suplementar que atende não só à UFC, como também a outras instituições), teremos um conjunto de equipamentos de peso para a pesquisa científica no Estado", avaliou o Prof. Gil de Aquino.

O Programa de Pós-Graduação em Física é avaliado com conceito 6, de um máximo de 7, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Trata-se de um dos programas com maior nível de internacionalização da Universidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331