Procurar no portal

Últimas vagas para o III Colóquio Cearense de Semiótica; inscrições abertas

Ainda estão abertas as inscrições para o III Colóquio Cearense de Semiótica, que será realizado nos dias 11 e 12 de setembro, no Auditório José Albano (Av. da Universidade, 2683, área 1 do Centro de Humanidades, Campus do Benfica), e homenageará o linguista brasileiro José Luiz Fiorin, da Universidade de São Paulo (USP).

O evento, organizado pelo Grupo de Estudos Semióticos (Semioce) da Universidade Federal do Ceará, contará com importantes pesquisadores brasileiros nas áreas de linguística e semiótica discursiva. Serão debatidos temas como  "Convergências entre Linguística e Literatura", "Retórica e estudos do discurso" e "Elementos de análise do discurso", entre outros. O homenageado, José Luiz Fiorin, fará a conferência de encerramento, sobre as "Relações entre linguagem e história na Semiótica".

As inscrições podem ser feitas presencialmente, no Departamento de Letras Vernáculas da UFC (bloco didático do Curso de Letras, na área 1 do CH), ou pelo site do evento. De acordo com os organizadores do evento, até sexta-feira (29) ainda restavam 12 vagas. Mais informações sobre o Colóquio podem ser obtidas através do telefone 85 3366 7624 ou na fan-page do Semioce no Facebook.

SEMIOCE – O Grupo realiza colóquios para promover o intercâmbio entre pesquisadores da área e dar oportunidade aos alunos da graduação em Letras e da pós-graduação em Linguística da UFC de conhecer a obra de importantes semiolinguistas brasileiros. Está entre seus objetivos homenagear a produção dos pesquisadores que buscaram difundir os estudos semióticos de inspiração saussuriana no Brasil, durante o período de 1970 a 1990.

Já foram realizados dois colóquios. O primeiro, em 2011, em homenagem a Edward Lopes, renomado semiolinguista brasileiro de significativa atuação acadêmica e com expressivo legado para a construção do saber sobre a linguagem em nosso País. O segundo, em 2012, teve a presença do pesquisador Sémir Badir, da Universidade de Liège (Bélgica), um dos maiores expoentes da semiótica hjelmsleviana.

Em 2013, com auxílio do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC, que comemorava 20 anos na ocasião, o Grupo trouxe a Fortaleza o pensador francês Claude Zilberberg, criador da Semiótica Tensiva.

Fonte: Grupo de Estudos Semióticos da UFC – fone: 85 3366 7624 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300