V Caminhada Pravida encerra no dia 14 a Semana de Prevenção do Suicídio

Imagem: Logomarca do PravidaPara assinalar a passagem dos 10 anos de existência do Programa de Apoio à Vida (Pravida), será realizada em Fortaleza, de 8 a 14 deste mês, a Semana de Prevenção do Suicídio, com atividades de sensibilização, panfletagem, venda de camisas da campanha e instalação de estandes com material informativo em diversos lugares da cidade, dentre outras.

O Pravida, criado em 2004, é uma iniciativa pioneira no atendimento clínico especializado de pessoas com histórico de tentativas, planos ou ideação suicida. No Hospital Universitário Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará, local onde são exercidas as atividades do programa, já foram atendidos cerca de 1.200 pacientes.

Uma das forças motivadoras para esse programa é o fato de, dentre as capitais nordestinas, Fortaleza ter a maior taxa de suicídio. A Região Nordeste experimentou grande aumento de casos de suicídio nos últimos 10 anos (130%), apesar de, historicamente, apresentar baixas taxas, informam os coordenadores do Pravida.

Considerando a necessidade de promoção de iniciativas preventivas, a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o dia 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, quando, em vários países, são realizados atos públicos com essa perspectiva.

A Semana ficará encerrada com a V Caminhada Pravida, no dia 14 de setembro, das 16h às 20h, com percurso que se iniciará no Espigão do Aterro da Praia de Iracema e terminará na Praça dos Estressados, na Av. Beira Mar, onde haverá atividades de dança, relaxamento, gincana, verificação de pressão arterial e teste de glicemia. A caminhada é realizada desde 2010 e na edição de 2013 contou com cerca de 300 pessoas e 10 instituições participantes.

Outras informações podem ser obtidas na página do Pravida no Facebook.

Fonte: Karen Clarck, da Coordenadoria de Extensão dos campi do Interior da Pró-Reitoria de Extensão – fone: 85 3366 7886