Aberta 5ª Conferência Internacional de Psicologia Comunitária
- Quinta, 04 Setembro 2014 10:27
- Última Atualização: Quinta, 04 Setembro 2014 15:53
A 5ª Conferência Internacional de Psicologia Comunitária - evento realizado pela Universidade Federal do Ceará em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor) - foi aberta nesta quarta-feira (3) durante solenidade que reuniu pesquisadores, docentes e estudantes. O evento segue até o próximo sábado (6).
A Pró-Reitora de Extensão, Profª Márcia Machado, representou o Reitor Jesualdo Farias na cerimônia e deu as boas-vindas aos participantes que lotaram o teatro da Unifor. "É um grande prazer e um orgulho para a UFC estar fazendo parte deste evento", disse a Profª Márcia. Ela citou a recente aprovação do Curso de Doutorado em Psicologia na UFC e ressaltou o importante papel da Psicologia Comunitária na redução das desigualdades sociais.
A Conferência é presidida pela Profª Veronica Ximenes, do Departamento de Psicologia da UFC. Em seu discurso, ela destacou o crescimento da Psicologia Comunitária ao longo dos anos, através da "construção de uma ciência e de uma profissão comprometidas com a transformação social e a luta contra a opressão dos povos". A docente ressaltou ainda a importância do evento em meio ao processo de internacionalização da UFC. "Esse momento cria um espaço de troca de experiência, de conhecer o que está sendo feito fora do País e as pessoas de fora conhecerem o que está sendo feito aqui no Brasil".
Confira mais imagens da abertura do encontro no Flickr da UFC
Também estiveram na mesa de abertura o diretor do Centro de Ciências da Saúde da Unifor, Flávio Ibiapina - que representou a Reitora da Unifor, Fátima Veras - os professores Alipio Sánchez, da Universidade de Barcelona (Espanha), Jorge Serriera, presidente do Comitê Científico Internacional, Fabricio Balcazar, da Universidade de Illinois em Chicago (EUA), entre outros. A cerimônia foi marcada também por homenagem ao Prof. Eduardo Almeida, da Universidade Iberoamericana (México), presente ao evento.
O encontro tem como tema "Psicologia Comunitária no mundo atual: desafios, limites e fazeres". São cerca de 1500 participantes, entre eles 400 de outros países. Mais de 700 trabalhos científicos serão apresentados até sábado. Várias pessoas elogiaram a organização do evento e a possibilidade de interação entre os estudiosos da Psicologia Comunitária.
"Pela programação, achei o evento muito interessante, com uma variedade bacana de pessoas de países e origens diferentes. Estou achando o evento bastante rico", elogiou o Prof. César Barros, da Universidade Estadual de Feira de Santana, na Bahia. "A expectativa é aprofundar um pouco mais nosso conhecimento sobre a Psicologia Comunitária, que é uma área que ainda não conhecemos muito, para criarmos uma abordagem nossa", disse o estudante Evair de Alcântara, da Universidade Estácio de Sá, de Resende, Rio de Janeiro.
Mais informações podem ser obtidas através do site do evento, do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pela fan-page do evento no Facebook.
Fonte: Profª Verônica Morais Ximenes, do Departamento de Psicologia da UFC e presidente da Conferência – fone: 85 3366 7729