Trabalho baseado em tese de doutorando da UFC é premiado em Congresso e Simpósio

Imagem: A tese foi desenvolvida objetivando a destoxificação da torta de mamona para uso na alimentação animal (Foto: Divulgação)Uma pesquisa do doutorando Igo Renan Albuquerque de Andrade, aluno do Programa de Doutorado Integrado em Zootecnia da UFC, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), recebeu o prêmio de melhor trabalho apresentado no VI Congresso Brasileiro de Mamona e no III Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas, realizados, em Fortaleza, no último mês de agosto.

Intitulado Destoxificação da torta de mamona por diferentes soluções de óxido de cálcio, o trabalho que obteve a primeira colocação foi apresentado pelo aluno Tibério Sousa Feitosa, do Curso de Zootecnia da Universidade Estadual Vale do Acaraú, bolsista de iniciação científica que auxiliou Igo Renan nas análises bioquímicas do experimento.

Segundo Igo Renan Albuquerque, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)a tese foi desenvolvida objetivando a destoxificação da torta de mamona – utilizada basicamente como uma fonte de adubo orgânico – para uso na alimentação animal. "A destoxificação desse material irá proporcionar um novo produto para alimentação animal, principalmente na região semiárida, que sofre com a estiagem, visto que a mamoneira é uma planta adaptada ao clima dessa região. O uso desse coproduto possivelmente irá diminuir o custo da alimentação animal, substituindo o farelo de soja na ração concentrada", afirma o doutorando.

Na pesquisa, os estudantes testaram 10 matérias-primas. Duas delas foram altamente satisfatórias (óxido de cálcio e hidróxido de sódio) e, a partir desse resultado, dois trabalhos foram desenvolvidos. O premiado avaliava o total de degradação de lectinas citotóxicas através do uso de soluções à base de óxido de cálcio (cal virgem).

A pesquisa é orientada pelo Prof. Magno José Duarte Cândido, do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias da UFC, e coorientada por Antônio Sílvio do Egito, da Embrapa. O projeto é uma parceria entre a UFC e a Embrapa Caprinos e Ovinos, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Fontes: Igo Renan Albuquerque de Andrade – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Prof. Magno José Duarte Cândido, orientador da pesquisa – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., do Programa de Doutorado Integrado em Zootecnia da UFC/UFPB/UFRPE