Procurar no portal

3º FORPLAD reuniu 106 pró-reitores de 50 universidades federais brasileiras

Imagem: O painel sobre "Convergência da Contabilidade Pública aos Padrões Internacionais: contratação de serviços de consultoria em gestão patrimonial", foi apresentado pela Profª Denise Maria Correa, Pró-Reitora de Administração da UFCA apresentação do Prof. Ariel Behr, do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), falando sobre Ensino a Distância nas Instituições Federais de Ensino, foi o último painel da programação do 3º Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (FORPLAD), encerrado na manhã desta sexta-feira (5). O encontro reuniu 106 pró-reitores de 50 universidades federais brasileiras e tratou de temas como sustentabilidade e contabilidade pública.

O Prof. Prof. Ariel Behr se aprofundou no assunto "ensino a distância" a partir de maio de 2013. Ele reconheceu as dificuldades da pesquisa e problemas que geraram uma série de questionamentos comuns à maioria das universidades que adotam essa modalidade de ensino, dentre os quais a dificuldade em contratar professores e monitores, a evasão de alunos (em torno de 20%) e a precariedade da rede de Internet em algumas regiões do País.

Em seguida, os coordenadores das reuniões temáticas do FORPLAD apresentaram seus respectivos relatos e informes e comunicaram o local do próximo encontro, na primeira semana de novembro, em Curitiba (PR). O evento foi encerrado ao meio-dia, com despedidas, agradecimentos e um balanço positivo feito pela Pró-Reitora de Administração da UFC, Profª Denise Maria Chagas Correa.

Confira mais fotos do 3º FORPLAD no Flickr da UFC

NOVOS INTEGRANTES – Ainda na manhã desta sexta-feira (5), foram apresentados à plenária os novos integrantes do Fórum: professores Rodrigo Bianchi, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Eduardo Mota, da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Alexandra Cabral e Pedro Valentim dos Santos, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL); e Antonio César Bórnia, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Imagem: Profª Cátia Emiliana Paes, Diretora de Pessoal da Universidade Federal de Itajubá (Foto: Jr. Panela)QUINTA-FEIRA – Na manhã de quinta-feira (4), a Profª Cátia Emiliana Paes, Diretora de Pessoal da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), mostrou aos participantes o que sua instituição está fazendo a respeito da gestão de resíduos de equipamentos de informática. Explicou que descarta o material obedecendo ao Programa Nacional de Resíduos Sólidos, de acordo com a classificação: se ocioso e aproveitável, é encaminhado para doação, mas quando é irrecuperável e antieconômico, contrata-se uma empresa recicladora para descartar os equipamentos.

CONVERGÊNCIA – À tarde, o painel sobre "Convergência da Contabilidade Pública aos Padrões Internacionais: contratação de serviços de consultoria em gestão patrimonial", apresentado pela Profª Denise Maria Correa, Pró-Reitora de Administração da UFC, contou com a participação – a convite da expositora – de parte da equipe da empresa de consultoria internacional EY (antiga Ernest Young), vencedora de licitação na UFC.

Observou a Profª Denise Correa que a convergência consiste no processo de harmonização da contabilidade brasileira aos padrões internacionais, com fins de conferir mais transparência e comparabilidade das informações geradas. “É uma nova visão contábil no setor público para os ativos de natureza permanente”, complementou.

Segundo a EY, a UFC dispõe de 166.497 bens móveis, mais de 400 mil livros, 195 semoventes, 41 bens imóveis e obras de arte. O contrato estima 7.455 horas de trabalho, durante sete meses, informou Roberta Tedesco, da EY. A equipe de consultoria é formada por 31 profissionais, dos quais três são executivos, quatro gerentes seniores, três gerentes, três consultores seniores, 12 equipes de campo e seis equipes de suporte.

No painel, foi informado que planejamento e diagnóstico foram os primeiros passos do projeto de consultoria, que prosseguiu com inventário e cruzamento de dados. As etapas seguintes do trabalho são: geração de lista de controle, conciliação físico-contábil, identificação e saneamento, montagem da base de conciliação, montagem do layout de avaliação, revisão do manual de normas e procedimentos de gestão patrimonial e curso sobre como aplicar o manual.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 33667332

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300