Ranking da Folha: UFC avança três posições e passa a ser a 13ª melhor do Brasil
- Segunda, 08 Setembro 2014 10:42
A UFC avançou três posições no Ranking Universitário da Folha (RUF) e ocupa a 13ª posição nacional, a 10ª entre as federais e a segunda do Nordeste. O RUF é um levantamento anual do jornal Folha de S. Paulo que mapeia o desempenho de 192 instituições em cinco dimensões: pesquisa, ensino, reconhecimento do mercado, internacionalização e inovação. A UFC subiu de posição em quatro dos cinco quesitos do ranking.
Um dos principais avanços se deu na internacionalização: a UFC passou da 50ª posição para a 5ª, com nota de 3,69 de 4 pontos possíveis. A pesquisa considera dois critérios principais: o número de citações de trabalhos da instituição por grupos internacionais, como indicador de relevância, e a proporção de publicações da universidade em coautoria internacional.
No quesito ensino, a UFC subiu da 27ª para a 21ª posição, com 26,28 pontos de 32 possíveis. A pontuação é obtida a partir de quatro aspectos: entrevista com 611 professores que analisam para o Ministério da Educação a qualidade dos cursos superiores; proporção de professores com mestrado e doutorado; proporção de professores que trabalham em regime de dedicação integral e parcial; nota geral obtida pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).
No item mercado de trabalho, a Universidade passou da 16ª para a 11ª posição, com 17,02 de 18 pontos possíveis. A pontuação é elaborada a partir de pesquisa Datafolha com 1.970 responsáveis por contratação de profissionais no mercado.
No item pesquisa, o que mais pesa para o RUF, a Universidade também registrou crescimento, passando da 12ª para a 11ª posição nacional (37,71 pontos, dos 42 pontos possíveis). A pontuação leva em conta oito indicadores: número de trabalhos científicos publicados, relevância da pesquisa, proporção de pesquisas por docente, citações por docente, citações por publicação, recursos obtidos por agências de fomento, publicações em revistas científicas nacionais e proporção de bolsistas do CNPq (alta produção acadêmica).
No último critério, inovação, a UFC permaneceu na 27ª posição no ranking, apesar da melhoria da pontuação (3,06 pontos dos 4 possíveis).
EVOLUÇÃO NO TEMPO – O Ranking Universitário da Folha foi criado em 2012. A UFC começou com a 18ª posição, ocupando a terceira do Nordeste. No ano passado, a UFC saltou duas posições. Este ano, volta a aumentar sua pontuação geral, firmando-se como uma das melhores universidades do País.
Antes da divulgação do Ranking da Folha, a UFC já havia se destacado no levantamento do Center for World University Rankings (CWUR), aparecendo como a 16ª do Brasil. O Centro fez uma avaliação de mil universidades em todo o mundo.
Veja abaixo o ranking das 15 melhores universidades do país, segundo a Folha de S. Paulo:
1- Universidade de São Paulo (USP)
2- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
3- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
4- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
5- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
6- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
7- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
8- Universidade de Brasília (UnB)
9- Universidade Federal do Paraná (UFPR)
10- Universidade Federal de São Carlos (Ufscar)
11- Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
12- Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
13- Universidade Federal do Ceará (UFC)
14- Universidade Federal da Bahia (UFBA)
15- Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Para saber detalhes do Ranking Universitário da Folha, acesse o site do RUF.
Leia mais:
Reitor destaca crescimento dos indicadores da UFC
UFC é a universidade que mais cresce no País em pedidos de patente
RUF 2014: 10 cursos da UFC estão entre os 20 melhores do País em suas áreas
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.