UFC conquista três prêmios Expocom, em Foz do Iguaçu (PR)

Imagem: Capa do livro-reportagem "Auri, a anfitriã", das jornalistas Aline Moura e Bárbara AlmeidaO livro-reportagem Auri, a anfitriã, das jornalistas Aline Moura e Bárbara Almeida, formadas pela Universidade Federal do Ceará, ganhou dois prêmios na etapa nacional do prêmio Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), realizado durante o Congresso de Ciências da Comunicação da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), no dia 5 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR).

A obra foi agraciada com os prêmios de melhor livro-reportagem e melhor edição de livro. O projeto gráfico e a diagramação do livro contaram com o trabalho do designer Ed Borges, também estudante da UFC, e com as fotografias de Daniel Muskito.

O Expocom premia os melhores trabalhos experimentais do Brasil, feitos exclusivamente por graduandos em Comunicação de todo o País, em diferentes plataformas, como impresso, web, rádio, TV, assessoria e cinema e audiovisual.

Concebido, inicialmente, como um trabalho de conclusão de curso, Auri, a anfitriã transita entre a literatura e o jornalismo. O livro traz uma narrativa em primeira pessoa, tendo a única instituição penal feminina do Ceará – o Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa – como personagem-narradora. De forma figurada, Auri – como é chamada a anfitriã dos leitores e o espaço onde vivem as personagens – ganha vida para narrar as histórias contadas por suas internas.

O livro Auri, a anfitriã venceu o edital de publicação de livros-reportagem da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC e deve ser lançado ainda este ano pelas Edições UFC.

Imagem: Fotografia do trabalho "Raízes da praia: aridez e resistência"FOTOGRAFIA ARTÍSTICA – O terceiro prêmio conquistado pela UFC no Expocom se deu na modalidade "Fotografia artística". Com fotografias de Luis Armando Paes e Pedro Savir, e produção de Cecília Oliveira, Giulianne Cidade, Karine Felipe e Vanessa Estevam, o trabalho "Raízes da praia: aridez e resistência" é cria da disciplina de Fotopublicidade II, do Curso de Publicidade e Propaganda.

Nas imagens, são retratados personagens da ocupação Raízes da Praia, na Praia do Futuro, em Fortaleza. O ensaio faz uso dos conceitos da fotografia expandida, uma vez que as fotos passaram por intervenções artísticas com a proposta de enaltecer a resiliência dos ocupantes durante o processo de assentamento na região.

Este ano, foram inscritos no Expocom 1.456 trabalhos, sendo 281 vencedores nos congressos regionais e 64 premiados na etapa nacional, em Foz do Iguaçu (PR).

Fonte: Coordenação dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UFC – fones: 85 3366 7708 e 3366 7718