Em noite de autógrafos, mais livros da Coleção de Estudos da Pós-Graduação são lançados

Imagem: Um bom público compareceu ao lançamento dos livros (Foto: Ribamar Neto)O Reitor Jesualdo Farias, ao se pronunciar durante o lançamento de oito livros da Coleção de Estudos da Pós-Graduação da UFC, disse que naquele momento estava compartilhando com os presentes a alegria de saber que a UFC é a 13ª melhor universidade do País e a 2ª melhor do Nordeste, segundo ranking do jornal Folha de S. Paulo, e agradeceu à toda comunidade universitária por ser fator preponderante nessa indicação.

Os livros lançados na noite de segunda-feira (8), no salão nobre da Reitoria, são referentes ao edital de 2013, mas o Prof. Gil Aquino, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, garantiu que ainda nesse ano todos os livros relativos ao ano passado serão editados, e em 2014 as publicações serão postas em dia.

Confira mais fotos do lançamento dos livros no Flickr da UFC

Em nome dos autores falou a Profª Rosemeire Sema Monteiro-Plantin, do Departamento de Letras Vernáculas, assegurando que aquele era um "momento de regozijo e emoção". Lembrou as dificuldades e percalços pelos quais todos os autores passaram, mas afirmou que tornar público os trabalhos de cada um é uma grande alegria. Por fim, agradeceu o apoio da Instituição e desejou que "as ideias ganhem asas e venham mais editais".

Presentes à cerimônia, além dos professores Jesualdo Farias e Gil Aquino, a Profª Simone Borges, Diretora do Centro de Ciências; Prof. Antonio Barroso Lima, Diretor do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes); Prof. Cláudio Guimarães, Diretor da Editora UFC; Joaquim Melo, Diretor da Imprensa Universitária; Profª Maria Elias Soares, Diretora do campus da UFC em Crateús e como convidado do Reitor, o Prof. Jorge Olimpio Bento, da Universidade do Porto.

Imagem: A Profª Rosemeire Sema Monteiro-Plantin falou em nome dos autores (Foto: Ribamar Neto)LIVROS – Depois dos discursos, os autores autografaram seus livros que são os seguintes:

Caminhos da festa ao patrimônio geoeducacional: como estudar sem encenar geografia?, de Christian Dennys Monteiro de Oliveira (Departamento de Geografia);
O meio do mundo: território sagrado em Juazeiro do Padre Cícero, de Francisco Régis Lopes Ramos (Departamento de História);
Do fragmento à unidade: a lição da gnose almadiana, de Elizabeth Dias Martins (Departamento de Literatura);
A identidade de um percurso e o percurso de uma identidade, de José Américo Bezerra Saraiva (Departamento de Letras Vernáculas);
A cidade e o comércio ambulante: Estado e disciplinamento da ocupação do espaço público em Fortaleza (1975-1995), de Eustógio Wanderley Correia Dantas (Departamento de Geografia);
Engenhos da memória: narrativas da seca no Ceará, de Kênia Sousa Rios (Departamento de História);
Inundações em Curitiba: impacto, risco e vulnerabilidade socioambiental, de Maria Elisa Zanella (Departamento de Geografia); e
Fraseologia: era uma vez um patinho feio no ensino da língua materna (volume I), de Rosemeire Selma Monteiro-Plantin (Departamento de Letras Vernáculas).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332