Palestra e lançamento de livro movimentam área da Psicanálise nesta sexta-feira (12)

Imagem: Capa do livro "Sertão e melancolia: espaços e fronteiras"O Programa de Pós-Graduação em Psicologia e o Laboratório de Psicanálise da UFC, em parceria com a Editora Appris, promovem nesta sexta-feira (12), a partir das 17h30min, a palestra "Os nomes da falta", a ser ministrada pelo Prof. Fernando Santoro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e o lançamento do livro Sertão e melancolia: espaços e fronteiras, da Profª Karla Patrícia Holanda Martins, do Departamento de Psicologia da UFC.

Os eventos acontecem na Livraria Cultura (Av. Dom Luís, 1010, Meireles).

A palestra visa discutir, numa abordagem filosófica, o conceito de falta, associando-o ao de melancolia e enfatizando a questão da saudade. O Prof. Fernando Santoro é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ e diretor de programa no Collège International de Philosophie, em Paris (França).

LIVROSertão e melancolia: espaços e fronteiras é resultado da pesquisa de doutorado em Teoria Psicanalítica que a Profª Karla Martins desenvolveu na UFRJ.

Segundo a psicanalista Junia de Vilhena, professora da PUC-Rio, "o trabalho de Karla Martins conduz-nos, simultaneamente, ao campo da história, da psicanálise e da literatura. Um mergulho na cultura sertaneja vai buscar a articulação entre o discurso melancólico e as narrativas que tematizam o sertão. Percorrendo as obras de José de Alencar, Euclides da Cunha e Graciliano Ramos, a autora delimitará as interfaces desses campos, tornando as considerações acerca da melancolia, elaboradas pela psicanálise, em um texto rico de imagens, grande rigor teórico e, simultaneamente, poético”.

Fonte: Profª Karla Martins, autora do livro, do Departamento de Psicologia da UFC – fone: 85 3366 7727