Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui realiza V Ciclo de Debates em três etapas

Imagem: Cartaz do V Ciclo de Debates UFC IncluiDurante os meses de setembro, outubro e novembro, a Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui realiza seu V Ciclo de Debates, com o objetivo de informar sobre e discutir acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência na Instituição, além de divulgar experiências inclusivas já em desenvolvimento na Universidade. O Ciclo acontece desde 2006, direcionado tanto à comunidade acadêmica quanto à sociedade de modo geral, sempre envolvendo três eixos da inclusão: atitudinal, comunicacional e arquitetônico.

A abertura acontecerá na próxima segunda-feira (15), às 10h, com palestra do Prof. Sadao Omote, da Universidade Estadual de Marília (SP), no Auditório José Albano (Av. da Universidade, 2683, área 1 do Centro de Humanidades, Benfica), mesmo local onde também serão realizadas as atividades de outubro e novembro.

Antes, porém, haverá cerimônia de instalação do evento, que será presidida pela Profª Vanda Magalhães Leitão, titular da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, às 9h. Na ocasião, haverá o lançamento do livro Acessibilidade na UFC: tessituras possíveis.

O Ciclo prossegue no dia 27 de outubro, às 14h30min, com palestras das professoras Valéria dos Santos Gouveia Martins, coordenadora do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Clemilda dos Santos Sousa, bibliotecária do Sistema de Bibliotecas da UFC e coordenadora do Laboratório de Educação de Materiais Bibliográficos. A coordenação da mesa ficará a cargo do bibliotecário Igor Peixoto.

A programação do V Ciclo de Debates UFC Inclui será encerrada no dia 24 de novembro, com palestras das professoras Nadja de Pinho Pessoa, do Centro de Referência do Professor da Secretaria de Educação de Fortaleza; Nadja Glheuca da Silva Dutra Montenegro, do Departamento de Engenharia de Transportes da UFC; e Nádia Khaled Zurba, do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC. A Profª Zilsa Maria Pinto Santiago, também do Curso de Arquitetura e Urbanismo, fará a coordenação do painel. Acesse o folder do V Ciclo de Debates, com a programação completa.

Fonte: Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui – fones: 85 3366 7908 e 3366 7660