Imunodeficiências primárias no primeiro ano de vida serão discutidas em palestra na sexta-feira (12)

Imagem: Profª Magda Maria Sales Carneiro, Presidente do Conselho Diretor do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da USP (Foto: Eduardo Cesar / revistapesquisa.fapesp.br)"Sinais de alerta para imunodeficiências primárias no primeiro ano de vida" é o tema da palestra que a Profª Magda Maria Sales Carneiro, Presidente do Conselho Diretor do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), fará nesta sexta-feira (12), a partir das 10h, no auditório do Hemoce (Rua Capitão Francisco Pedro, 1111, Rodolfo Teófilo).

Segundo a palestrante, até os anos 1980, as imunodeficiências primárias eram consideradas apenas como "curiosidades médicas". Hoje, fazem parte da lista de diagnósticos diferenciais do dia a dia do pediatra, sobretudo em crianças com infecções de repetição ou com infecções graves. Estima-se que de cada 1.200 pessoas da população geral, uma apresente alguma imunodeficiência primária. O Brasil, portanto, teria em torno de 165 mil afetados, embora menos de 3 mil casos tenham sido até hoje reconhecidos no País.

Magda Carneiro também é professora titular do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da USP e liderou a criação do Consórcio Brasileiro de Centros de Referência e de Treinamento em Imunodeficiências Primárias, que hoje conta com mais de 17 instituições participantes, em todo o Brasil.

O evento é aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia. Na ocasião, será sorteado entre os presentes o livro Alergia e imunologia na criança e no adolescente (Rio de Janeiro: MedBook, 2013), cujo capítulo "Resposta imune do lactente e da criança" é de autoria da palestrante.

Fonte: Profª Lília Câmara, responsável pelo Laboratório de Imunologia Médica da UFC – fone: 85 3366 8641