Filmes do alemão Harun Farocki serão exibidos na estreia de projeto na ADUFC-Sindicato

Imagem: Harun Farocki 2004 © Janni Chavakis 2004Em parceria com o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato) e o Instituto Goethe, a Casa de Cultura Alemã da UFC realiza, nos dias 18 e 19 de setembro, a primeira edição do Projeto Janelas – Cinema na ADUFC, destacando o trabalho do realizador alemão Harun Farocki, falecido em julho deste ano.

Serão exibidos os filmes Imagens do mundo e inscrições da guerra (Bilder der Welt und Inschrift des Krieges, 75 min, 1988), no dia 18, às 18h; e Imagens da prisão (Gefängnisbilder, 60 min, 2000) e Capital de risco (Nicht ohne Risiko, 50 min, 2004), no dia 19, também a partir das 18h.

Na ocasião, para ampliar o entendimento dos filmes, a Profª Ute Hermanns, coordenadora cultural da Casa de Cultura Alemã, e o Prof. Yuri Firmeza, do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC, falarão sobre as obras exibidas.ft 140911 harun farocki2

Farocki construiu uma filmografia contundente (são mais de 90 obras), empenhada em discutir as próprias condições de produção e de possibilidade das imagens. Suas questões de pesquisa perpassam amplas discussões acerca das técnicas da cultura audiovisual, da proliferação de mídias, das formas de consumo e de informação, das imagens de controle e das possibilidades de fazer visíveis os horrores da guerra. Na cinematografia de Farocki, o que está em relevo é uma modalidade de política da imagem, que tenta reelaborar os modos de ver e de sentir na sociedade contemporânea.

A ADUFC-Sindicato fica na Av. da Universidade, 2346, Benfica. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 85 3214 4032. Confira on-line detalhes da programação.

Fonte: Ute Hermanns, professora visitante leitora do DAAD/UFC e coordenadora cultural da Casa de Cultura Alemã – fone: 85 3214 4032