Site do programa de extensão TVez será relançado no dia 15 de setembro

Imagem: Logomarca do TVezO programa de extensão TVez – Educação para o Uso Crítico da Mídia relança seu site (www.tvez.ufc.br) nesta segunda-feira (15), às 17h, na sala de reuniões do Departamento de Psicologia (Av. da Universidade, 2762 – área 2 do Centro de Humanidades, Benfica). Será apresentado um espaço de pesquisa e interação que servirá de base para o ensino dentro e fora da Universidade, agregando a publicação acadêmica de alunos da UFC e dialogando com a comunidade cearense.

O site é uma atualização da versão de 2010. Agora, será ampliado o debate sobre educação, mídia, infância e juventude, abordados sob a ótica da psicologia, publicidade, jornalismo, educação, cinema e audiovisual, entre outros. Na nova roupagem, buscou-se transformar o site em um espaço mais colaborativo, com seções como a UFC faz, destinada à divulgação de trabalhos realizados em sala de aula. Além disso, também é possível contribuir com o menu A gente indica, sugerindo filmes, vídeos, tirinhas/charges, sites, artigos, livros e cartilhas que tenham a ver com as temáticas propostas.

Os conteúdos do site ainda serão difundidos na página do TVez no Facebook, criada em 2013. As mudanças foram feitas para fortalecer os vínculos dos estudantes com seus cursos de graduação.

Com o novo site, a Profª Luciana Lobo, uma das coordenadoras do TVez, acredita "no estímulo à produção dos próprios alunos da UFC que estejam discutindo temas relacionados à infância, adolescência, educação e mídia, sob diferentes formas: trabalhos escritos, vídeos, desenhos, spots de rádio. A ideia é que o site seja um local de compartilhamento e troca de nossos alunos com as escolas, ajudando no sentimento de pertença do aluno a seu curso", explica.

De acordo com a Profª Inês Vitorino, também coordenadora do TVez, é fundamental a promoção de espaços nos quais se problematize a abordagem comunicacional dirigida a crianças e adolescentes, tanto do ponto de vista dos direitos quanto de seus processos formativos. "Esperamos que a reconfiguração do site do TVez potencialize o envolvimento de nossos estudantes com as temáticas da criança e do adolescente, que hoje representam um terço da população brasileira, o que não é pouco", afirma.

O programa TVez existe na UFC desde 2005. Promove debates e desenvolve suas ações através de oficinas, cineclubes, seminários etc., trabalhando com os paradigmas da mídia-educação que propõem a discussão e produção de mídia qualificada no cotidiano escolar. As reuniões do programa acontecem às quintas-feiras, a partir das 12h30min, na sala do Laboratório de Psicologia em Subjetividade e Sociedade (Lapsus), no Departamento de Psicologia da UFC. Os interessados em enviar trabalhos e obter mais informações sobre o TVez podem entrar em contato pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Professoras Inês Vitorino e Luciana Lobo, coordenadoras do TVez – fone: 85 3366 7645