Projeto Sociedade de Debates vence Campeonato Brasileiro Universitário

Imagem: Equipe da Sociedade de Debates que participou do I Parli Brasil (Foto: Divulgação)A Sociedade de Debates da UFC (SdDUF), programa de extensão da Faculdade de Direito, foi a grande vencedora do 1º Parli Brasil, Campeonato Brasileiro de Debates Universitários, realizado em Belo Horizonte nos dias 6 e 7 de setembro. No total, mais de 20 duplas representando seis estados participaram do evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Debates. A UFC enviou cinco duplas para a competição.

As três primeiras colocações ficaram com duplas cearenses: primeiro lugar com Jáder Figueiredo e Arthur Cabral; segundo com Mariana Estrela e Davi Rocha; e terceiro com Miguel Serra e William Lessa. Na avaliação individual, os três primeiros lugares também foram da UFC: Jáder Figueiredo, Miguel Serra e William Lessa. Além disso, a SdDUFC recebeu o prêmio de melhor delegação.

O Campeonato tem uma fase classificatória, na qual 16 duplas são selecionadas. Na fase eliminatória, quatro delas se enfrentam simultaneamente no debate sobre determinado assunto. Um tema é posto em discussão: uma dupla faz a primeira defesa, outra a primeira oposição, há a segunda defesa e, por fim, a última dupla faz a segunda oposição. Esse modelo é adotado nos processos internacionais de debate.

No caso da final do concurso, o tema em discussão foi: "Esta casa legalizaria a prática do aborto?". Os jurados eram estudantes de pós-graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que sediou a Parli Brasil. A dupla cearense vencedora foi responsável pela primeira oposição.

A SdDUFC existe desde 2010 e é aberta a qualquer pessoa interessada em aprender e treinar técnicas – como oratória e argumentação – que auxiliem na condução de debates sobre diversos temas, como política, história, filosofia e cinema. "O projeto está aberto a pessoas de todos os cursos, não apenas do Direito, e também para graduados e estudantes do ensino médio", explica Célio Belém, ex-aluno da Faculdade de Direito, fundador e um dos coordenadores da SdDUFC.

Os interessados podem obter mais informações no site da Sociedade de Debates ou na página do grupo no Facebook.

Fonte: Célio Belém, coordenador da SdDUFC – fone: 85 8822 7004 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.