Curso de Pedagogia semipresencial da UFC recebe nota máxima do MEC

Imagem: Logo da UFC VirtualO curso de licenciatura em Pedagogia, na modalidade semipresencial, e o de bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais (SMD) da UFC foram avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) com as notas 5 e 4, respectivamente.

A comissão do MEC avaliou a organização didático-pedagógica, a infraestrutura e o desempenho do corpo docente dos cursos. A licenciatura em Pedagogia a distância é uma parceria da UFC, através do Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual), e da Universidade Aberta do Brasil (UAB), sistema da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O bacharelado em SMD é o único curso de graduação presencial do Instituto UFC Virtual.

PEDAGOGIA – O curso de licenciatura em Pedagogia, lançado em 2010, é o mais recente na modalidade, atendendo cerca de 300 alunos, em sete polos no estado do Ceará. Possui duração de 3.204 horas, 194 créditos, e tempo mínimo de integralização de 10 semestres, o que está em consonância com a Proposta de Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia.

Para o Prof. Henrique Pequeno, Coordenador Adjunto da UAB na UFC, a nota máxima recebida em avaliação do MEC é um momento de muita alegria. "Um resultado dessa expressividade comprova a seriedade e qualidade do trabalho coletivo de todos que colaboram para a realização do curso de Pedagogia a distância na UFC. Esse desempenho nos motiva a continuar trabalhando duro pela qualificação cada vez maior de todos os nossos cursos", comenta.

SMD – O curso de Sistemas e Mídias Digitais, criado em 2009, tem alta aceitação entre o público jovem e atende à formação de duas grandes áreas principais: sistemas multimídia e mídias digitais, o que engloba sistemas web e dispositivos móveis, jogos digitais e animações gráficas.

Com 3.200 horas de carga horária e quatro anos de tempo mínimo de duração, visa contribuir para o desenvolvimento, no médio prazo, de novos perfis profissionais capazes de sustentar o desenvolvimento de um polo regional tecnológico no estado do Ceará. Outro objetivo é fomentar e viabilizar atividades produtivas nas áreas de produção de mídias digitais e desenvolvimento de sistemas multimídia, tanto para a comercialização como para o desenvolvimento da educação a distância.

De acordo com o coordenador do curso, Prof. Glaudiney Moreira Mendonça Júnior, este é momento de fechar um ciclo, que se iniciou com a criação do curso e de seu projeto pedagógico. "Estamos bastante satisfeitos com o resultado; a nota quatro é a constatação de que o curso tem um desempenho acima da média e só comprova que está funcionando bem, com coerência e qualidade", pontua.

Fontes: Secretaria Acadêmica dos Cursos Semipresenciais da UAB na UFC – fone: 85 3366 9509 / Coordenação do curso de Sistemas e Mídias Digitais (Instituto UFC Virtual) – fone: 85 3366 9029