Prof. Vianney Mesquita lança livro na Reitoria nesta quinta-feira (2)

Imagem: Capa do livro do Prof. João Vianney Mesquita (Foto: Divulgação)O escritor João Vianney Mesquita, professor aposentado do Curso de Comunicação Social da UFC, lança seu 16º livro, Nuntia morata – ensaios e recensões (Fortaleza, Expressão Gráfica, 368p., R$ 40,00), nesta quinta-feira (2), às 19h, nos jardins da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853, Benfica). A obra será apresentada pelo Prof. Dimas Macedo, da Faculdade de Direito da UFC e da Academia Cearense de Letras.

Nuntia morata, que significa "notícia demorada", explica o autor, reúne "textos inéditos, alguns feitos há tempos e agora reciclados, revistos, aumentados e atualizados, constantes de ensaios científicos e recensões acerca de obras literárias e científicas de autores cearenses notadamente da Universidade Federal do Ceará", detalha. Entre eles estão Linhares Filho, Roberto Pontes e Regine Limaverde. Literatura, interdisciplinaridade da ciência da comunicação, filosofia, política, cidadania, espiritualidade são assuntos que perpassam os ensaios de Vianney.

O prefácio do livro é do escritor Reginaldo Vasconcelos, da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo. Outros estudos introdutórios tratam do perfil e das obras de Vianney. São assinados por Régis Kennedy Gondim Cruz (professor da rede pública estadual e municipal), Giselda Medeiros (da Academia Cearense de Letras e da Academia Cearense da Língua Portuguesa) e Geraldo Jesuino da Costa (professor da UFC e membro das Academias Cearenses de Literatura e Jornalismo, e de Letras e Artes do Nordeste).

A capa foi criada pelo Prof. Jesuino da Costa. Nas abas, o professor universitário, escritor e psicólogo Felipe Jesuino declara "em sua articulação com os clássicos e contemporâneos desbravadores da língua, o Professor mergulha profunda e seguramente no que há e nos confia o novo". Autor da quarta capa, o Prof. Rogério Bessa (UFC) reforça a familiaridade de Vianney com a cultura clássica e o vernáculo. "Se mais é necessário destacar, diremos, então, que escreve com a clareza, a fluência e o requinte dos grandes mestres da Comunicação e da Literatura", diz Bessa.

O lançamento do livro é um evento apoiado pela UFC, Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, Academia Cearense da Língua Portuguesa, Associação dos Docentes e Pensionistas da UFC e pela ADUFC-Sindicato.

Fonte: Prof. Vianney Mesquita – fone: 85 9969 8105