Movimento antinazista Rosa Branca é tema de Seminário promovido pela Casa de Cultura Alemã
- Segunda, 01 Dezembro 2014 09:18
Acontece no domingo (7) e na segunda-feira (8) o seminário A Rosa Branca – Resistência, Memória e o Papel da Tradução. Promovido pela Casa de Cultura Alemã (CCA) da UFC, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em História da Instituição e a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), a atividade aborda a luta do movimento Rosa Branca contra o nazismo.
O grupo, retratado no livro homônimo da autora alemã Inge Scholl, fez resistência ao governo de Adolf Hitler com opiniões críticas em relação às ações do partido dos nacional-socialistas.
Integrando as ações da Bienal Internacional do Livro do Ceará, será realizado, no dia 7, das 10h às 11h30min, na sala 2 (mezanino 2) do Centro de Eventos do Ceará, o debate A Rosa Branca – Resistência, Memória e o Papel da Tradução.
Integram a mesa as professoras Tinka Reichmann e Juliana Perez, da FFLCH-USP; a Profª Irenísia Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em História da UFC; e Ute Hermanns, professora visitante leitora do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).
Já na segunda-feira (8), as atividades do seminário ocorrem no Auditório José Albano, na área 1 do Centro de Humanidades da UFC (Av. da Universidade, 2995, Benfica). A partir das 8h, será realizada a abertura com as professoras Ute Hermanns e Adelaide Gonçalves, da Pós-Graduação em História. Ainda pela manhã ocorrem as mesas "A história dos estudantes alemães que desafiaram o nazismo" e "A Rosa Branca – o potencial didático de um projeto de tradução".
O evento será encerrado com a exibição do filme Die Weiβe Rose (A Rosa Branca), ainda no Auditório José Albano, a partir das 14h. Para participar das atividades não é necessário realizar inscrição prévia, e a entrada será livre até a lotação dos espaços. Na Bienal serão disponibilizados 250 lugares; no Auditório José Albano, 140 lugares. Acesse o fôlder do evento.
Fonte: Profª Ute Hermanns, Coordenadora Cultural da Casa de Cultura Alemã da UFC – fone: 85 3214 4032