Casa de Cultura Alemã traz a Fortaleza o escritor Gregor Sander
- Sexta, 05 Dezembro 2014 09:00
A Casa de Cultura Alemã, em parceria com a XI Bienal Internacional do Livro do Ceará, traz a Fortaleza o escritor alemão Gregor Sander. Autor de premiado livro Ich bin aber hier geboren (Nasci aqui, no entanto), Sander realiza palestra dentro da Bienal, na qual irá falar sobre a infância e juventude na República Democrática Alemã, a queda do Muro e a convivência na Alemanha Ocidental.
A iniciativa é em alusão aos 25 anos da queda do Muro de Berlim. O evento ocorre na próxima terça-feira (9), das 16h às 18h, no Centro de Eventos do Ceará, sala 3/4, mezanino 2 (Av. Washington Soares, 999).
Na ocasião, Sander irá apresentar seus contos que foram traduzidos para o português e conversará também sobre o conto "O Prisoneiro", do escritor cearense Moreira Campos, traduzido para o alemão pelo tradutor Curt-Meyer Clason.
Uma leitura teatral do conto "Winterfisch" (Peixe de Inverno) será feita, no evento, por Levy Mota, ator do Grupo Teatro Máquina. Em seguida, ocorrerá uma conversa com o tradutor Alexander Ribeiro e com Ute Hermanns, coordenadora cultural da Casa de Cultura Alemã da UFC. A atividade é gratuita e aberta ao público.
GREGOR SANDER – Nasceu em 1968, em Schwerin, cidade ao norte da Alemanha, e se tornou metalúrgico e enfermeiro. Depois de frequentar a Escola de Jornalistas de Berlim, trabalhou como autor independente na cidade. Em 2002, publicou seu livro de contos Ich bin aber hier geboren (Nasci aqui, no entanto) pelo qual recebeu o prêmio de fomento do Prêmio Friedrich Hölderlin, da cidade Bad Homburg.
Seu primeiro romance Abwesend (Ausente) foi nomeado, em 2007, para o Deutscher Buchpreis (Prêmio do Livro Alemão). O conto que fornece o título dessa antologia é "Winterfisch" (Peixe de Inverno), que foi agraciado com o Prêmio Ingeborg-Bachmann e com o Prêmio 3-SAT.
Fonte: Profª Ute Hermanns, coordenadora cultural da Casa de Cultura Alemã da UFC – fone: 85 3214 4032