Livro sobre "Educação e Movimentos Sociais na Pesca Artesanal" será lançado no MAUC
- Terça, 10 Março 2015 08:51
Será lançado na próxima quinta-feira (12), às 17h, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2854, Benfica) o livro Educação e Movimentos Sociais na Pesca Artesanal. Resultado do trabalho do Engenheiro de Pesca José Wilson Galdino, a obra foi publicada em dezembro de 2014 pela Editora da UFC.
O estudo reflete sobre as vivências comunitárias dos pescadores artesanais da Prainha do Canto Verde (Beberibe-CE) e o processo de luta pela posse de terra. A realidade dessas comunidades ensejou a publicação do livro, que se propôs a estudar o papel do movimento social da Prainha do Canto Verde no processo educativo de comunidades tradicionais de pescadores artesanais litorâneos, com o propósito de contribuir para a elaboração de políticas públicas que efetivamente permitam o exercício dos direitos sociais dessas populações.
De acordo com o autor, a análise dos dados evidenciou que o caráter educativo existente no movimento social da Prainha possui como pedra fundamental a mobilização e a organização comunitária, tendo como base a pedagogia libertadora de Paulo Freire, incorporada na prática utilizada pelos fundadores do movimento.
Este livro também identifica e apresenta ao universo acadêmico duas contribuições para a discussão da teoria sobre os movimentos sociais em comunidades tradicionais, bem como algumas recomendações e sugestões aos comunitários da Prainha e aos elaboradores de políticas públicas.
AUTOR – José Wilson Galdino é natural de Fortaleza (CE), graduado (1977) e licenciado (1998) em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará (UFC); especialista em Tecnologia do Pescado, pela FAO/SUDEPE/UFRPE (1979); em Métodos Quantitativos em Planejamento, pelo Cetrede/UFC (1982); mestre em Economia Rural, pela UFC (1995) e doutor em Educação pela UFC (2010). Foi professor substituto e colaborador de ensino da disciplina de Extensão Pesqueira, do Departamento de Economia Agrícola/UFC, no período de 1996 a 1998.
Atuou como coordenador de Capacitação e Mobilização da Incubadora de Cooperativas Populares de Autogestão da UFC, de 2000 a 2004. Foi o primeiro coordenador de Extensão da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Atualmente ocupa a função de Técnico Extensionista e Coordenador de Projetos Especiais da Pró-Reitoria de Extensão da UFC e é professor da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc/CE).
Fonte: José Wilson Galdino, autor do livro – fones: 85 8723 5090 ou 9932 3607 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.