Computação recebe palestra do secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior

Imagem: Palestra ocorreu durante aula inaugural dos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciência da ComputaçãoO secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Inácio Arruda, palestrou na manhã desta terça-feira (31) no auditório do Departamento de Computação da UFC, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, durante aula inaugural dos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação.

O secretário afirmou o prazer de voltar ao Campus do Pici, onde cursou Matemática, e perceber como a Universidade cresceu. "A diferença da UFC de quando eu cheguei é imensa. Na última década, as mudanças têm sido muito maiores. O Estado do Ceará está crescendo na educação pública de nível médio e superior".

Veja outras imagens da palestra no Flickr da UFC

Para o secretário, o crescimento do número de instituições de ensino superior no Estado e a expansão da UFC para o Interior são alguns dos fatores responsáveis pelo crescimento tecnológico e científico do Ceará. "Existe a necessidade de preparar o País para dar saltos maiores. É preciso ampliar a força de uma instituição poderosa como a Universidade para que você se sinta participante de um projeto que fortaleça o País", afirma.

O secretário enumerou diversas estratégias que têm sido adotadas para fortalecer a pesquisa, como o aprimoramento das fundações de apoio à pesquisa, a ampliação da oferta de bolsas e de editais, a promoção das relações internacionais entre universidades e instituições e o investimento em equipamentos.

O evento marcou o início das comemorações de 20 anos do curso de Mestrado e 10 anos do curso de Doutorado em Ciência da Computação da UFC. Contou ainda com a presença do titular da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Fortaleza, Prof. Tarcísio Pequeno; da Diretora do Centro de Ciências, Profª Simone da Silveira Sá Borges; da representante da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Profª Cláudia Linhares Soares; e do vice-chefe do Departamento de Computação, Prof. João Paulo Pordeus Gomes.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331