Consuni aprova concessão de títulos de Professor Emérito e Doutor Honoris Causa

Imagem: Um dos agraciados, o artista plástico Descartes Gadelha receberá título de Doutor Honoris Causa (Foto: Jr. Panela)O Conselho Universitário (Consuni) aprovou, por unanimidade, em sua reunião realizada na manhã dessa segunda-feira (6), a concessão dos títulos de Professor Emérito da UFC aos professores Pedro Henrique Saraiva Leão e Renato de Azevedo Moreira, e de Doutor Honoris Causa ao artista plástico Descartes Gadelha.

Os títulos de Professor Emérito são concedidos aos docentes da Instituição e de Doutor Honoris Causa a personalidades que não integram os quadros da Universidade.

O Prof. Pedro Henrique Saraiva Leão foi indicado para receber a honraria pelo Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFC, tendo em vista "sua dedicação ao ensino médico e os relevantes serviços prestados nesta Instituição de ensino".

Partiu do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, sendo aprovada, em seguida, pelo Conselho Departamental do Centro de Ciências, a proposta de conceder o título de Professor Emérito ao docente aposentado Renato de Azevedo Moreira. Na justificativa os proponentes ressaltam o histórico de atividades docente, administrativa e de pesquisa do homenageado, que conta com 48 anos dedicados à academia.

É o Reitor Jesualdo Farias o autor da proposta que outorga o título de Doutor Honoris Causa da UFC ao artista plástico cearense Descartes Marques Gadelha, "em reconhecimento à grandeza de sua trajetória artística, marcada pela produção de um imaginário atento ao artístico e ao social, brotado da convivência com comunidades nordestinas marginalizadas e da leitura de seus comportamentos elementares de luta pela sobrevivência".

Fonte: Antônio Aritomar Barros, secretário executivo do Conselho Universitário – fone: 85 3366 7340