Palestra discute impactos da fragmentação ambiental em comunidades de aves

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da UFC promove sexta-feira (10), às 16h, palestra sobre "impactos da fragmentação em comunidades de aves", com o Prof. Luiz Augusto Macedo, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A palestra, aberta ao público, será realizada na sala 1002 do bloco 904 do Departamento de Biologia (Centro de Ciências, Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra). O Prof. Luiz Augusto Macedo tem doutorado em Biologia pela South Dakota State University, nos Estados Unidos, e é colaborador de vários programas de pós-graduação na área.

A fragmentação é um tema que vem ganhando cada vez mais relevância nos estudos ambientais e ocorre quando um habitat contínuo é dividido em manchas isoladas, em maior ou menor grau.

Os casos mais comuns são de áreas de vegetação natural interrompidas por barreiras produzidas pelo ser humano – como uma rodovia que corta uma floresta ou quando certa área é isolada a partir de uma queimada, por exemplo. A divisão em partes diminui significativamente o fluxo de animais, pólen e sementes, o que faz com que as áreas passem a ter características ambientais diferentes.

A fragmentação provoca redução do número de animais, plantas e microorganismos que conseguem viver em determinada área. Espécies que mantêm relação de dependência com outras podem vir a ser extintas, o que, por sua vez, impacta outras espécies que com ela interagiam.

A palestra tem como público-alvo estudantes e profissionais das áreas de Ciências Biológicas, Agrárias e Ambientais. Para participar, basta chegar, de preferência, com 10 a 15 minutos de antecedência. O evento faz parte do Ciclo de Palestras em Ecologia, Evolução e Conservação, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais.

Fonte: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais – fone: 85 3366 9704