Em abril, "Baldio" e "Calígulas" seguem em temporada no Teatro Universitário

Imagem: "Baldio" é uma metáfora do abandono social na figura de um cachorro vira-lata (Foto: Divulgação)Com texto do dramaturgo Astier Basílio (Prêmio Funarte de Dramaturgia 2014) e direção do Prof. Héctor Briones, prossegue em temporada neste mês de abril no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, da UFC, o espetáculo Baldio, criação do Pavilhão da Magnólia, seu grupo residente.

Temas como a morte, o estar-no-mundo e a possibilidade do encontro se costuram por meio de relatos envolvendo cena, audiovisual e literatura em Baldio, que traz cinco atores em cinco quadros cênicos com histórias reais do próprio grupo. No palco, uma metáfora do abandono social na figura de um cachorro vira-lata.

Dirigido através de uma parceria do Pavilhão da Magnólia com o Laboratório de Poéticas Cênicas e Audiovisuais (LPCA), grupo de pesquisa do Instituto de Cultura e Arte da UFC, Baldio é resultado de um trabalho feito ao longo dos últimos 15 meses, a partir do livro Contos de lugares distantes, do escritor australiano Shaun Tan.

O espetáculo será encenado às terças-feiras, nos dias 14, 21 e 28 de abril, sempre a partir das 20h. As sessões têm quantidade limitada de ingressos, que podem ser reservados através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

CALÍGULAS – Já às quintas-feiras, nos dias 9, 16, 23 e 30, também a partir das 20h, continua a temporada de estreia do grupo Comedores de Abacaxi S/A, com o espetáculo Calígulas, baseado no clássico do dramaturgo franco-argelino Albert Camus (1913-1960).

Imagem: "Calígulas" é o espetáculo de estreia do grupo Comedores de Abacaxi S/A (Foto: Divulgação)O espetáculo é dirigido por Renata Lemes, e o elenco conta com os atores Aristides de Oliveira, Bruna Pessoa, Clara Monteiro, Débora Ingrid, Wescly Psique, Jéssica Teixeira e Thiago Braga, ex-alunos do Curso de Teatro da UFC formados em 2014. A versão leva o público a refletir sobre a liberdade e a autonomia do homem moderno. Com base em diálogos marcados pelo absurdo da condição humana, o espetáculo lança-se em uma abordagem contemporânea que torne possível a inquietação entre a ação do artista e o olhar do público.

Para conferir o espetáculo Calígulas, é preciso reservar ingressos pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

OUTROS ESPETÁCULOS – Também em abril, Lâmina, uma adaptação do clássico Medeia, de Eurípides, será encenado no TU pelo Grupo Vish!, nos dias 10, 11, 17, 18, 24 e 25, às 20h. Dirigido por Tonny Greg, a peça aborda o amor feminino em um paradoxo entre amor e ódio.

Composto por 14 integrantes (diretor, atores, equipe técnica e produção), o Vish! tem como característica o estudo do âmbito feminino e quer em Lâmina abordar uma relação de amor e ódio entre uma mulher (Medeia) e um homem (Jasão), em que o ódio pode se transformar em amor da mesma forma que pode ocorrer o inverso.

Já a performance Heólia será apresentada ao público na próxima segunda-feira (13), às 19h, na Sala Gracinha Soares, do Teatro Universitário. Segundo sua intérprete-criadora, Vanessa Viana, apresenta "Do sopro terno ao lapso da expiração, vermelho em mar de inspiração. Ar que levita no instante que se dança em toda correnteza que pulsa e avança. O ar vem, o ar vai, o ar sem, o ar se esvai. Corpo trespassado que se cai no vermelho mar que vibra e vibra. Agora eolicamente passante, Heólia". A performance conta com iluminação de Júnior Martins.

O Teatro Universitário está localizado na Av. da Universidade, 2210, Benfica. Mais informações através do telefone 85 3366 7832.

Fonte: Prof. Héctor Briones, diretor do Teatro Universitário – fone: 85 3366 7832