Núcleo Tramas realiza projeto nos municípios de Santa Quitéria, Itatira e Canindé

O Núcleo Tramas, vinculado à Faculdade de Medicina da UFC, realiza neste ano o projeto Meio Ambiente, Saúde, Comunicação e Cultura – Transformações Territoriais e a Juventude do Sertão Central Cearense, nos municípios de Santa Quitéria, Itatira e Canindé. Ele prevê a realização de um curso de formação de 400 horas-aula e tem por objetivo fortalecer a autonomia das juventudes do campo, contribuindo com seu desenvolvimento teórico-técnico-profissional, político e humano, além de debater questões e temáticas pertinentes ao contexto da região através da arte, da comunicação, de práticas agroecológicas, do meio ambiente, do trabalho e da saúde.

O curso envolverá 30 jovens, entre alunos do ensino médio e jovens que concluíram o ensino médio nos últimos três anos, e terá por base a Pedagogia da Alternância, que propõe – como o próprio nome indica – alternância de tempo e de local de formação com períodos de formação escolar (durante as férias da escola regular) e períodos de formação profissional nas sete comunidades/assentamentos rurais que integram o projeto.

O Núcleo Tramas está inserido nesse território desde 2010, quando começou a realizar pesquisas sobre possíveis impactos sociais, ambientais e à saúde da região relacionados ao projeto de instalação de um complexo minero-industrial para exploração de urânio e fostato em Santa Quitéria.

O projeto foi aprovado na Chamada nº 19/2014 do Ministério do Desenvolvimento Agrário/INCRA, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação/CNPq, para o Fortalecimento da Juventude Rural.

Uma rede de parceiros colabora na discussão, organização, acompanhamento e avaliação do projeto, como o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), a Cáritas Diocesana de Sobral, a Comissão Pastoral da Terra (CPT), a Associação dos Pequenos Produtores Agrários do Assentamento Todos os Santos, a Associação dos Moradores de Morrinhos, o Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária/INCRA-CE, a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), a Universidade Estadual do Ceará (UECE), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e a Rede Brasileira de Justiça Ambiental.

Mais informações no site do Núcleo Tramas, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ainda pela página do Núcleo no Facebook.

Fonte: Profª Raquel Rigotto, coordenadora do Núcleo Tramas – fone: 85 3366 8045