Terminam hoje (10) inscrições de Programas de Pós-Graduação que queiram aderir ao PAEC

Estão abertas até esta sexta-feira (10) as inscrições para programas de mestrado ou doutorado da UFC aderirem ao Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (PAEC). Iniciativa conjunta da Secretaria-Geral da Organização de Estados Americanos (SG/OEA) e do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), o Programa consiste no intercâmbio de estudantes dos Países Membros da OEA nas universidades brasileiras, para a realização de cursos completos de pós-graduação stricto sensu, mestrados e doutorados.

O principal objetivo do PAEC é contribuir com a integração e o fortalecimento regional das Américas, através da qualificação de profissionais, principalmente daqueles oriundos de países de baixo nível de desenvolvimento humano. Atualmente, participam do PAEC 52 universidades brasileiras, que acolhem mais de 1.000 estudantes de 28 diferentes países das Américas.

Em fevereiro de 2015, chegaram à UFC os primeiros mestrandos e doutorandos participantes do PAEC. São 14 estudantes oriundos dos seguintes países: Peru, Colômbia, Equador, Costa Rica, Nicarágua, Paraguai, Bolívia e El Salvador. Os alunos deverão realizar todo o curso de mestrado ou doutorado na UFC com bolsa concedida pelo respectivo programa. Nesta primeira adesão da UFC ao PAEC, a coordenação é dos professores Tito Lívio Cruz Romão (Coordenadoria de Assuntos Internacionais, CAI) e Gil de Aquino Farias (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, PRPPG).

Como contrapartida ao recebimento dos estudantes, a participação no PAEC-OEA/GCUB possibilita que os professores, pró-reitores e coordenadores/assessores de Relações Internacionais envolvidos com o Programa participem do curso de Internacionalização Universitária nas Américas, realizado anualmente em Washington, na sede da OEA.

Programas interessados em aderir ao PAEC devem entrar em contato com a PRPPG e falar com Elias Freitas: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Tito Lívio Cruz Romão, coordenador de Assuntos Internacionais da UFC – fone: 85 3366 7333 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.