Reitor Jesualdo Farias faz balanço da gestão e fala sobre os desafios na Sesu

Imagem: Reitor Jesualdo Farias foi entrevistado pelo jornalista Agostinho Gósson (Foto: Guilherme Braga)O Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, como novo titular da Secretaria de Educação Superior (SESu), do Ministério da Educação, foi o entrevistado do programa Rádio Debate, da Universitária FM (107.9 MHz), na última sexta-feira (10). Na entrevista ao jornalista Agostinho Gósson, o Reitor fez um balanço de suas ações e falou sobre as expectativas e os desafios no cargo que irá assumir.

A entrevista com o Reitor será reprisada hoje (13) no Rádio Debate da Universitária FM (107.9), das 11h30 às 12h30.

O Prof. Jesualdo informou que transmitirá o cargo de reitor para o seu vice, Prof. Henry Campos, no próximo dia 20, em reunião do Conselho Universitário.

Entre os desafios que o esperam na SESu está a questão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que recentemente passou por polêmicas. O Prof. Jesualdo assegurou que o programa será mantido, conforme garantiu a Presidenta Dilma Rousseff na posse do novo Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, mas que serão feitas mais adequações. "Precisamos trabalhar parâmetros de qualidade dos dois, lados do estudante que vai receber o financiamento e da instituição que receberá o estudante. O mérito tem que estar à frente de qualquer questão".

Ele adiantou que "deverá ser criado um sistema parecido com o do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em que as universidades vão apresentar vagas e os estudantes vão entrar e escolher". Fez questão de destacar a importância do programa que, atualmente conta com 1,9 milhão de contratos firmados, o que representa quase o dobro do número de estudantes matriculados em 63 universidades federais (1,1 milhão). Além disso, lembrou que há 517 mil estudantes de graduação beneficiados pelo programa Universidade para Todos (Prouni). Para Jesualdo, esse contingente de alunos mantidos em cursos superiores com recursos públicos representa "um ganho extraordinário na perspectiva da inclusão do estudante".

Outro desafio que ele vislumbra como secretário é o de contribuir com o Governo Federal para cumprir a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) de ter, nos próximos nove anos, 33% dos jovens com idades entre 18 e 24 anos no ensino superior. O Brasil, lembra ele, também precisa incrementar a formação de professores. Tanto para o aumento do contingente de alunos no curso superior como na formação de professores, o Prof. Jesualdo cita como ferramenta importante a educação a distância.

Sobre a equipe que vai auxiliá-lo na Sesu, o Prof. Jesualdo disse que ainda não definiu nomes porque, no momento, está lendo muito e conhecendo bem os programas e tarefas que desempenhará. Disse ser possível levar alguém da UFC, mas ainda não definiu.

BALANÇO – Completando sete anos como Reitor, já no segundo mandato, ele destacou como pontos positivos de sua administração o avanço na expansão da UFC, a democratização do acesso e a presença da Universidade no interior. Seja com atividades de ensino, pesquisa ou extensão, ressaltou que hoje a UFC se faz presente nos 184 municípios do Ceará.

O outro ponto citado por ele foi a completa reestruturação acadêmica e administrativa por que passou a UFC nos últimos anos. "Todos os avanços que comemoramos são fruto de trabalho coletivo", disse. Além disso, lembrou a visibilidade que a instituição vem tendo em importantes rankings nacionais e internacionais. Confira a entrevista completa do Reitor no vídeo a seguir:

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331