Nebulosa Eta Carinae é a atração do projeto Céu da Seara desta quarta-feira (15)

Imagem: A nebulosa Eta Carinae é um berçário de estrelas a ser observada (Foto: Nasa/Reprodução da internet)Nesta quarta-feira (15), a partir das 18h, a Seara da Ciência, espaço de divulgação científica e tecnológica da UFC, abre as portas novamente para receber estudantes, curiosos e admiradores da Astronomia para mais uma sessão do projeto Céu da Seara. Com a ajuda de telescópios, a observação é gratuita e aberta ao público.

Depois de assistir a vídeos explicativos sobre o que será observado, os visitantes vão poder conhecer as Plêiades do Sul, um aglomerado de estrelas aberto, próximo à constelação do Velame. É visto com facilidade no Hemisfério Sul.

A programação também inclui a observação da nebulosa Eta Carinae, uma região de gás superaquecida onde são criadas estrelas. Lá está a estrela Eta Carinae, que fica a 7.500 anos-luz de distância da Terra e tem 100 vezes a massa do Sol.

ATENÇÃO – Como o Estado passa pelo período de chuvas, o bolsista Fabrício Batista, responsável pelo projeto, faz um alerta. Ele lembra que, antes de saírem de casa, os visitantes observem o tempo. "Infelizmente, não é possível fazermos a observação com o céu nublado, repleto de nuvens", completa.

A sessão de observação do projeto Céu da Seara é realizada uma vez por mês no observatório da Seara da Ciência, logo na entrada do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (Av. Humberto Monte, s/n). O calendário de observações está disponível no site da Seara

Fonte: Seara da Ciência – fone: 85 3366 9245