Seminário PLUS aborda enfrentamento de perdas e luto nesta sexta-feira (17)

Imagem: Cartaz do eventoSerá realizado no próximo dia 17 o XI Seminário PLUS: Enfrentamento de Perdas – Processo de Luto, um projeto de extensão do Departamento de Enfermagem da UFC. O PLUS – Projeto integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão em Perda Luto e Separação promove, além de eventos abertos ao público, cursos internos de capacitação para seus componentes, proporcionando crescimento e aperfeiçoamento profissional. Presta, ainda, assistência a pessoas que passam ou passaram por perda, luto e separação.

O seminário será no auditório do Hospital Haroldo Juaçaba (Rua Papi Júnior, 1222, Rodolfo Teófilo), a partir das 7h30min, com abertura de inscrições. A primeira palestra será da Profª Ângela Maria Alves e Souza sobre luto e processo de luto, às 9h. Às 10h, a equipe do Hospital Haroldo Juaçaba irá falar sobre cuidados paliativos. A equipe é composta pelos seguintes profissionais: Thais Lane (enfermeira), Guida Colares (psicóloga), Tânia Machado Pedrosa (assistente social) e Liane de Brito de Souza (médica).

No turno da tarde a programação prossegue às 13h, com palestra da Profª Maria Dalva Santos Alves (enfermeira) sobre aspectos preventivos do suicídio e, em seguida, o Prof. Victor Hugo (médico oncologista) falará sobre comunicação de más notícias. A psicóloga Mohana Barbosa Oliveira discorrerá sobre perdas e estresse pós-traumático; o terapeuta holístico Marcelo Viana abordará o poder do toque para a vida; Experiência de Quase Morte (EQM) é o tema da fala da médica Eliane Oliveira.

As duas últimas palestras do evento estarão a cargo de João Bosco Vieira (enfermeiro clínico da equipe de transplantes do Hospital Universitário Walter Cantídio, da UFC) sobre doação de órgãos, e do jornalista Nonato Albuquerque, sobre morte e mídia.

Fonte: Departamento de Enfermagem – fone: 85 3366 8457