Procurar no portal

Tércia Montenegro lança romance "Turismo para cegos"

Imagem: Convite para lançamento do livro "Turismo para cegos" (Imagem: Divulgação)Cronista e contista renomada, a escritora Tércia Montenegro, professora do Departamento de Letras Vernáculas da UFC, lançará no próximo dia 25, às 19h, no auditório do Dragão do Mar, seu primeiro romance: Turismo para cegos (São Paulo: Companhia das Letras, 224 p., R$ 34,90). A obra foi selecionada pelo Programa Petrobras de incentivo às artes.

O romance leva o leitor por "caminhos que afastam e aproximam os indivíduos, revelando, com linguagem poética, um fluxo sinuoso de incertezas e, acima de tudo, a voracidade pelo desconhecido que reveste tantos encontros humanos", adianta a editora. A protagonista é Laila, jovem aluna de artes plásticas que terá de refazer seus projetos depois de descobrir uma doença degenerativa que vai lhe custar a visão.

"Conforme a cegueira avança, tarefas corriqueiras tornam-se desafios e tudo o que lhe era familiar precisa ser explorado e redescoberto. Assim, também há algo de novo no envolvimento com Pierre, um funcionário público aparentemente inexpressivo que irá cuidar de Laila com dedicação", diz a sinopse do livro.

Tércia revela que esse é seu terceiro romance escrito, mas o primeiro a ser publicado. Os dois anteriores foram "etapas do exercício como romancista. Para entender a técnica tem de praticar", afirma. Turista atenta e sensível, como se mostra em crônicas de viagens publicadas na imprensa, Tércia compartilha com os leitores, também no romance Turismo para cegos, relatos de lugares por onde esteve. Todas as viagens que aparecem no livro (por Minas Gerais, Bahia e na cidade de Fortaleza)  vêm da experiência pessoal da autora. 

A escritora publicou, entre outras obras, o livro de contos O tempo em estado sólido (São Paulo: Grua, 2012), que foi finalista do Prêmio Jabuti, na categoria Crônicas e Contos, em 2013, além dos livros de crônica Os espantos (Fortaleza: Demócrito Rocha, 2012) e Dicionário amoroso de Fortaleza (Anajé: Casarão do Verbo, 2014).

Fonte: Profª Tércia Montenegro, do Departamento de Letras Vernáculas da UFC – fone: 85 3366 7625

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300