Seminário do ICA debate estetização da alma pelo corpo no "Fédon" de Platão

Imagem: Cartaz do eventoO Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC inicia nesta quarta-feira (22) mais uma edição do Seminário de Teses e Dissertações. O convidado é o Prof. Hugo Filgueiras de Araújo, do Curso de Filosofia da UFC, que ministrará palestra intitulada "A estetização da alma pelo corpo no 'Fédon' de Platão".

O encontro será às 18h30min, na sala 102 do ICA, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza. O evento é aberto ao público. A coordenação acadêmica informa que emitirá certificado de participação.

Na palestra, o professor vai tratar de um conceito – Aisthésis (sensibilidade, em grego) no pensamento platônico – que sempre foi posto à margem pela tradição filosófica. A questão foi tema de sua tese de doutorado pelo Programa de Doutorado Integrado em Filosofia da UFPB/UFRN/UFPE, onde defende que nesse diálogo (o quarto e último em que Platão detalha os últimos dias de Sócrates) "Platão desenvolve uma verdadeira filosofia da sensopercepção ao relacionar as instâncias da alma e corpo no processo do conhecimento e na aquisição da virtude".

LANÇAMENTO – Como parte da programação do Seminário, o Prof. Hugo Filgueiras de Araújo lançará seu livro A estetização da alma pelo corpo no 'Fédon' de Platão, publicado pelas Edições UFC. O Prof. Iraquitan de Oliveira Caminha (UFPB), orientador da tese e autor do prefácio da obra, estará presente.

Fonte: Coordenação Acadêmica do ICA – fone: 85 3366 9223