Procurar no portal

Dossiê sobre agrotóxicos, do qual a UFC participou, será lançado hoje (28), no RJ

Imagem: A terceira parte do dossiê teve coordenação da Profª Raquel Rigotto, do Núcleo Tramas, da UFC (Foto: Divulgação Abrasco/arte Aicó Culturas)O Dossiê Abrasco sobre Agrotóxicos, lançado originalmente em 2012, ganha nova edição e terá lançamento nesta terça-feira (28), às 18h, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A publicação da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) apresenta evidências científicas sobre a relação entre agrotóxicos, transgênicos e doenças. O dossiê é resultado do trabalho de 44 pesquisadores e representantes dos movimentos sociais do campo de várias partes do Brasil.

A terceira parte do dossiê contou com a coordenação da Profª Raquel Rigotto, do Núcleo Trabalho, Meio Ambiente e Saúde para a Sustentabilidade (Tramas), vinculado ao Departamento de Saúde Comunitária da UFC.

Com mais de 600 páginas, colorida e ilustrada, a nova edição reúne as três partes revisadas do Dossiê Abrasco lançadas ao longo de 2012, além de uma quarta parte inédita intitulada "A crise do paradigma do agronegócio e as lutas pela agroecologia". O livro é uma co-edição da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz, e da editora Expressão Popular.

A quarta parte do livro contém atualização de acontecimentos marcantes, estudos e decisões políticas, com informações que envolvem os agrotóxicos, as lutas pela redução dessas substâncias e pela superação do modelo de agricultura químico-dependente do agronegócio.  

VÍTIMAS DOS AGROTÓXICOS Para a solenidade de lançamento foram convidados dirigentes de diversas entidades nacionais ligadas a saúde coletiva, trabalho, direitos do consumidor, segurança alimentar e meio ambiente. Também estarão presentes representantes de organizações da sociedade civil e de agricultores que irão compartilhar suas experiências de vida.

Um dos depoimentos é de Maria Gerlene Silva Matos, viúva do trabalhador rural Vanderlei Matos – contaminado pela exposição crônica a agrotóxicos em Limoeiro do Norte, município cearense na Chapada do Apodi. Ela vai falar sobre a decisão judicial que condenou a multinacional Delmonte Fresh Produce pela morte do agricultor.

A Profª Raquel Rigotto chama a atenção para a história de Vanderlei, pesquisada pela UFC. Trata-se de um dos raros casos em que há fundamentação científica comprovando a relação da morte do trabalhador por agrotóxicos. As evidências científicas apontadas pela UFC e a perícia médica do Ministério Público tornaram possível a decisão de responsabilizar a empresa "pela hepatopatia grave induzida por substâncias tóxicas", que vitimou o trabalhador.

Para o lançamento do livro, também irá, de Goiás, o Prof. Hugo Alves dos Santos, da Escola Municipal São José do Pontal, onde 29 crianças e oito adultos foram atingidos por pulverização aérea de agrotóxicos, em maio de 2013.

Após o lançamento, o Dossiê em formato PDF estará disponível para download no site da Abrasco e sua versão impressa para venda no site da Abrasco Livros. A Profª Raquel Rigotto diz que há intenção de fazer um lançamento da nova edição do Dossiê no Ceará, em data a ser confirmada. Com informações da Assessoria de Comunicação da Abrasco.

Fonte: Profª Raquel Rigotto, coordenadora do Núcleo Tramas – fone: 85 3366 8045

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300