Espetáculos teatrais e cênico-musical estão na programação de maio do Teatro Universitário

Imagem: Um Longo Terço, com direção de João Falcão, o espetáculo é da Cia. Garalhufas de Teatro (Foto: Divulgação)Teve início na última terça-feira (5), às 19h30min, a programação de maio do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, da UFC. Existe outra pessoa entre nós dois?, da Banda Versos e Canções, transcende a proposta de show musical na medida em que inclui em sua composição intervenções poéticas e cênicas. Permanecerá em cartaz às terças-feiras, nos dias 12, 19 e 26 de maio.

Em mais uma história de amor cantada e interpretada, o centro do enredo é um casal em crise, onde supostas traições permeiam o romance e causam reflexões e questionamentos na plateia. Mesmo fiel ao seu repertório autoral, a Banda Versos e Canções enriquecerá as apresentações com clássicos da música popular romântica e da dor de cotovelo, conhecidas nacionalmente pela voz de Reginaldo Rossi, Wando e Sidney Magal, entre outros. As sessões têm quantidade limitada de ingressos, que podem ser reservados através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Já às sextas-feiras, nos dias 8, 15, 22 e 29, sempre às 20h, será apresentada a peça Um Longo Terço. Com direção de João Falcão, o espetáculo da Cia. Garalhufas de Teatro apresenta Albertina, uma octogenária religiosa e viúva que vive sozinha em sua residência, na companhia de uma cuidadora relapsa. Para driblar a solidão imposta pela sociedade e a ausência de afeto familiar, ela materializa o desejo de companhia em uma simples boneca. Entre uma reza e outra, segredos de sua mocidade são revelados à sua fiel confidente boneca. Albertina é interpretada por Enrique Patrícius, também autor da peça, que tem participação de Anny Medeiros.

Imagem: O espetáculo Baldio, criação do Pavilhão da Magnólia, grupo residente do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (Foto: Divulgação)BALDIO E CALÍGULAS CONTINUAM – Com texto do dramaturgo Astier Basílio (Prêmio Funarte de Dramaturgia 2014) e direção do Prof. Héctor Briones, prossegue em temporada neste mês de maio o espetáculo Baldio, criação do Pavilhão da Magnólia, grupo residente do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno.

Temas como a morte, o estar-no-mundo e a possibilidade do encontro se costuram por meio de relatos envolvendo cena, audiovisual e literatura em Baldio, que traz cinco atores em cinco quadros cênicos com histórias reais do próprio grupo. No palco, uma metáfora do abandono social na figura de um cachorro vira-lata.

Dirigido através de uma parceria do Pavilhão da Magnólia com o Laboratório de Poéticas Cênicas e Audiovisuais (LPCA), grupo de pesquisa do Instituto de Cultura e Arte da UFC, Baldio é resultado de um trabalho feito ao longo dos últimos 15 meses, a partir do livro Contos de lugares distantes, do escritor australiano Shaun Tan.

O espetáculo será encenado aos sábados e domingos, nos dias 9, 10, 16, 17 23, 24, 30 e 31 de maio, sempre a partir das 20h. Os ingressos são reservados através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Já às quintas-feiras, nos dias 7, 14, 21 e 28, também a partir das 20h, continua a temporada de estreia do grupo Comedores de Abacaxi S/A, com o espetáculo Calígulas, baseado no clássico do dramaturgo franco-argelino Albert Camus (1913-1960).

Imagem: Calígulas, baseado no clássico do dramaturgo franco-argelino Albert Camus (1913-1960) (Divulgação)O espetáculo é dirigido por Renata Lemes e o elenco conta com os atores Aristides de Oliveira, Bruna Pessoa, Clara Monteiro, Débora Ingrid, Wescly Psique, Jéssica Teixeira e Thiago Braga, ex-alunos do Curso de Teatro da UFC formados em 2014. A versão leva o público a refletir sobre a liberdade e a autonomia do homem moderno. Com base em diálogos marcados pelo absurdo da condição humana, o espetáculo lança-se em uma abordagem contemporânea que torne possível a inquietação entre a ação do artista e o olhar do público. Para conferir o espetáculo Calígulas, é preciso reservar ingressos pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O Teatro Universitário está localizado na Av. da Universidade, 2210, Benfica. Mais informações através do telefone 85 3366 7832.

Fonte: Prof. Héctor Briones, diretor do Teatro Universitário – fone: 85 3366 7832