Abertas inscrições para elaboradores e revisores do banco de itens do Enade 2015

Os docentes dos cursos que serão avaliados no Enade 2015 podem se cadastrar, até 29 de maio, para a seleção de elaboradores e revisores do Banco Nacional de Itens (BNI). O elaborador de itens tem como atribuição criar questões inéditas para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O revisor avalia e atesta a qualidade técnico-pedagógica do item, podendo aprovar ou não as questões analisadas. Ambos seguem os critérios estabelecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As inscrições são feitas exclusivamente pelo portal do Inep. Para se candidatar, é obrigatório que os interessados estejam em exercício de atividade docente na graduação e vinculados a instituição de ensino superior. Os selecionados passam por capacitação, na modalidade a distância. Mais informações podem ser obtidas no Edital INEP/MEC nº 05/2015, publicado na última quinta-feira (30), no Diário Oficial da União (DOU).

Nesta edição, participam da avaliação na UFC os cursos que conferem diploma de bacharel em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design, Design de Moda, Direito, Psicologia e Secretariado Executivo. São avaliados tanto os cursos noturnos quanto os integrais, assim como os da Educação a Distância (EaD), num total de 18. A prova está marcada para o dia 22 de novembro.

BANCO – Criado em 2010, o Banco de Itens do Enade tem por objetivo reunir questões de qualidade técnica que permitam ao Inep avaliar, por meio do exame, o conhecimento dos estudantes em relação a conteúdos programáticos, habilidades e competências previstas nas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação. Com informações da Assessoria de Comunicação do Inep.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas da Prograd/UFC – fone: 85 3366 9020