Curso de Jornalismo debate desafios da profissão, presta homenagens e celebra 50 anos

O Curso de Jornalismo da UFC, responsável pela formação de inúmeras gerações de profissionais da imprensa do Estado, deu início nesta segunda-feira (4) à celebração de seus 50 anos, com homenagens e reflexões sobre o seu papel em meio a um forte contexto de transformações sociais. As comemorações ocorrem durante o I Ciclo Internacional Práxis no Jornalismo (PraxisJor), que trouxe a Fortaleza pesquisadores importantes da área, como a Profª Cremilda Medina, da Universidade de São Paulo (USP), e Prof. Fausto Neto, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Ambos palestraram nesta segunda-feira diante de plateias formadas por estudantes de graduação e pós-graduação, professores e profissionais da área.

Um dos destaques da celebração foi a homenagem a Adísia Sá, primeira jornalista mulher do Ceará e uma das que mais atuaram na luta pela criação do curso na UFC. Bem-humorada como de costume, Adísia, aos 85 anos, lembrou o ainda persistente "charme" que envolve a profissão, que ela considera transformadora, indutora de mudanças na sociedade. Ela recebeu placa comemorativa dos 50 Anos do Curso de Jornalismo, e admitiu: "Quando me perguntam o que eu seria se não fosse jornalista, eu sempre digo: seria infeliz. Porque aqui, diante de colegas de profissão, é exatamente onde eu gostaria de estar. Que vocês nunca deixem de ter respeito e orgulho da profissão de vocês", defendeu.

O Reitor em exercício da UFC, Prof. Henry Campos, prestigiou a abertura da solenidade. Filho do jornalista Pádua Campos, ele destacou a proximidade com o meio e também enalteceu o papel dos jornalistas. "É uma profissão que me é muito cara, que encaro como um sacerdócio, pois foi assim que vi meu pai exercê-la. É uma profissão das mais nobres, pela responsabilidade social que tem. E este curso, como tudo o que a UFC fez ao longo de seus 60 anos, foi extremamente transformador, trazendo ainda mais qualidade para a imprensa do Ceará", homenageou o Reitor em exercício.

A data oficial do aniversário do curso é 12 de novembro, mas as celebrações ocorrem ao longo do ano. A programação do PraxisJor, especificamente, continua até esta quarta-feira (6). Os detalhes podem ser vistos no site do evento.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331