Novo equipamento permite testes avançados com separação de gás carbônico

Imagem: Professores e alunos utilizando o equipamento de separação de gás carbônico no laboratórioO Laboratório de Pesquisa em Adsorção e Captura de CO2 (LPACO2), vinculado ao Departamento de Engenharia Química da UFC, finalizou a instalação de uma unidade piloto de Pressure Swing Adsorption (PSA), equipamento capaz de separar, em condições ideais para pesquisas, o gás carbônico presente em misturas de gases. Segundo a coordenadora do LPACO2, Profª Diana Cristina Azevedo, esse centro de estudos, financiado pela Petrobras, passa a ser o primeiro no Brasil a dispor desta infraestrutura em bancada de laboratório.

As equipes formadas por professores e estudantes investigam novos métodos e materiais para separar e armazenar o gás carbônico presente em misturas gasosas, como a que resulta da combustão. Uma das finalidades dessas análises é encontrar meios para reduzir a concentração de gás carbônico na atmosfera, principal causa do efeito estufa e do aquecimento global. Com o novo equipamento, serão feitas simulações com carbono ativado e minerais porosos conhecidos como zeólitas, testando sua capacidade de reter o CO2.

Imagem: Novo equipamento de separação de gás carbônico no laboratórioO Prof. Moisés Bastos Neto, membro da equipe, destaca os parâmetros avançados de pureza, recuperação e produtividade, permitidos pelo PSA. "Uma vez que validemos modelos, poderemos ter estimativas do desempenho de materiais ainda em desenvolvimento", explica. O PSA já é utilizado industrialmente para obter oxigênio e nitrogênio para fins hospitalares, e também hidrogênio.

Outras informações sobre o equipamento, além de uma entrevista com o Prof. Moisés Bastos Neto, estão no site do Centro de Tecnologia da UFC.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro de Tecnologia – fone: 85 3366 9602